domingo, 29 de julho de 2012

Vitamina D


Hoje em dia, em geral, verificamos que o estilo de vida tornou-se desligado da natureza e dos seus ciclos. Embora saibamos que não podemos controlar absolutamente tudo e que a doença pode sempre aparecer, um estilo de vida equilibrado e saudável é determinante na promoção da saúde e prevenção da doença. Entre outros factores, o stress (imposto ou não pela sociedade), a falta de exercício físico regular e equilibrado, uma má dieta, respirar ar de pouca qualidade e uma reduzida exposição ao sol podem predispor-nos para situações menos boas. De facto, um bom estilo de vida pode ser uma das maneiras de reduzir as despesas da saúde.

Dentro desta perspectiva, gostaria de falar sobre a importância da vitamina D.

Benefícios

A Vitamina D poderá ser obtida através dos alimentos (em pouca quantidade), suplementos ou através da exposição ao sol.

A vitamina D age como um regulador do organismo e possui vários benefícios. Parece prevenir e ter um efeito positivo na diabetes, gripe, hipertensão, doenças ósseas, osteoporose, arteriosclerose, cancro, doenças do sistema imunitário, etc. Juntamente com a luz do sol, a vitamina D também tem um efeito sobre o humor das pessoas.

No inverno certas condições de saúde pioram e, por exemplo, estudos demonstram que certas doenças auto-imunes verificam-se mais em localidades distantes da linha do equador, o que mostra que isso se deve à diminuição da radiação solar e a uma menor produção de vitamina D. 

Controvérsia em relação à exposição solar

A exposição ao sol desencadeia a produção desta vitamina na pele, mas, devido aos efeitos nocivos que a radiação pode ter na nossa pele, fomos incentivados a utilizar protectores solares que bloqueiam os UVB, a radiação que estimula a produção da vitamina D pelo organismo.

Portanto, se não quisermos tomar nenhum suplemento alimentar, torna-se necessário estabelecer uma relação entre benefício e risco e pensar numa exposição solar segura e equilibrada. Mas, o que não devemos fazer é continuar a ter uma visão reducionista das coisas. O problema é que muitas pessoas desta área perdem a visão holística das coisas… Por isso, o sol também é necessário e, na minha opinião, toneladas de protector solar podem não ser muito boa ideia! Para além disso, os protectores solares não são totalmente eficazes…

Segundo as pesquisas, expondo uma boa parte do corpo ao sol, 15/20 minutos chegam para produzir uma quantidade adequada de vitamina D. E, se evitarmos as horas de maior radiação, não faz sentido colocar protector solar. Penso que a moderação é a chave para muita coisa e, neste caso, aplica-se bem. Podemos dizer que o corpo é sábio, ele sabe quando estamos a exagerar e avisa-nos, muitas vezes só é preciso estar atento.

Segundo parece, a maior parte das pessoas tem uma deficiência de vitamina D, mas a preocupação está sempre muito vocacionada para vacinas e afins, porque, verdade seja dita, são coisas muito mais lucrativas!

Depois há outra situação curiosa, as entidades oficiais recomendam apenas 200 a 600 UI de vitamina D. No entanto, em poucos minutos de exposição solar, conseguimos produzir entre 4000 a 10 000 UI de vitamina D, segundo algumas pesquisas recentes.

Nota: Caros leitores, não me responsabilizo pelo que possam vir a fazer. Cabe a cada um avaliar e verificar a veracidade destas informações e decidir conforme aquilo que achar melhor.









Sem comentários:

Enviar um comentário