quarta-feira, 11 de julho de 2012

Encontros Imediatos


Algumas pessoas, por uma razão ou outra, à partida, já trazem anticorpos e preconceitos em relação a este tema e com esses é sempre difícil dialogar. Alguns também são partidários de um cepticismo dogmático (que dizem ser científico) e com esses também o diálogo se torna uma árdua tarefa. Mas, cada um é livre para pensar aquilo que quiser e há que respeitar os cépticos que não valorizam minimamente o fenómeno, embora, muitas vezes, essas pessoas não respeitem aqueles que vêem algo no fenómeno OVNI.

Muitas vezes, não são só os “maluquinhos dos ovnis” que são presas fáceis da comunicação social, eu recordo-me de ver intervenções de membros do CTEC (que não sei se ainda estão no activo), principalmente o professor Joaquim Fernandes e, mesmo tendo em conta que a sua abordagem era criteriosa e cautelosa, os assuntos dos quais falava foram alvo de algumas graçolas por parte de uma apresentadora de um programa televisivo e, em relação ao documentário "Encontros Imediatos", também li bocas e piadas de algumas pessoas na Internet. Por isso, isto só vem confirmar o que referi em cima, ou seja, para algumas pessoas não há diálogo possível e pouco importa a abordagem escolhida. De facto, certas intervenções menos cuidadas descredibilizam bastante o fenómeno (e tivemos um exemplo há pouco tempo numa reportagem da TVI24), mas a verdade é que, uma vez associando-se a este tema, ninguém está livre de ser alvo de preconceitos e vítima da desinformação dos outros.

Compreendo perfeitamente que as pessoas que dão a sua cara pela pesquisa (mais criteriosa) do fenómeno fiquem chateadas com certas intervenções e atitudes, mas, para mim, existe uma consequência pior do que ficar mal visto ou ser ridicularizado. A consequência pior é o facto de que, provavelmente, o afastamento das pessoas em relação ao tema provoca um adiamento na mudança de paradigma e, na minha opinião, é nesse aspecto que reside a importância do fenómeno OVNI, é que a confirmação de que somos visitados muda tudo, é uma mudança profunda de paradigma, uma mudança a todos os níveis e isso pode servir para, de uma vez por todas, catapultar-nos para uma nova era. Eu acredito na hipótese extraterrestre (uma das possíveis explicações para o fenómeno) e, embora eu não saiba até que ponto em termos gerais estamos preparados para um contacto, penso que esse possível contacto iria favorecer-nos interiormente e exteriormente, desde que fosse seguro, claro.

Ainda sobre os supostos ETs da antiguidade, embora eu reconheça que há muita coisa duvidosa e demasiado forçada que passa no canal História, não é de descartar essa hipótese, existem coisas estranhas...Por exemplo, a história da tribo dos Dogon em África e Sirius B; o facto de muitos anciãos de povos antigos confirmarem que houve contactos com seres, os chamados seres das estrelas, como alguns gostam de chamá-los, etc, etc. Por isso, é importante não colocar toda a gente na mesma panela ou saco e quando nunca estudámos ou pesquisámos absolutamente nada (ou muito pouco) sobre determinado assunto, devemos ter cautela antes de dar opiniões...

Em relação ao programa televisivo que referi em cima," Encontros Imediatos" é uma série documental sobre o fenómeno OVNI em Portugal (no século XX) e foi transmitida na RTP2. Programas deste género foram peças raras no que diz respeito à divulgação da casuística nacional e Ovnilogia portuguesa. Poderão ver em baixo três episódios desta série e os restantes podem ser encontrados neste link: 


Ou então procurando neste site, na coluna do lado esquerdo:












Sem comentários:

Enviar um comentário