sábado, 21 de julho de 2012

Sintra: Quinta da Regaleira


Dedico esta publicação à memória do professor José Hermano Saraiva (e a mais alguém…), historiador que faleceu ontem aos 92 anos. José Hermano Saraiva, apesar de ter tido algumas opiniões polémicas e ter sido alvo de algumas críticas devido à forma como apresentava a História, foi um excelente comunicador e divulgador da História de Portugal. Tinha o dom de captar a atenção das pessoas pela sua forma de comunicar (coisa que muito académicos e eruditos não têm), contagiando-nos com o seu entusiasmo e estimulando em nós a curiosidade pela História ou Histórias (porque existem várias versões da mesma). 

A História possui também muitos mistérios e, desde que não haja nacionalismos exacerbados, pode servir (e serve) para tirar lições, entender e tomar conhecimento dos ciclos existentes nela e prever (ou tentar prever) o futuro. 

Pensei em criar uma nova etiqueta com o título: “Portugal Misterioso” e, embora não seja adepto de esoterismos muito complicados e secretos, pensei em começar por colocar algo sobre a Quinta da Regaleira. Acho que o professor já fez um programa sobre isso, mas, como não encontrei nada na internet, decidi colocar outro vídeo. A Quinta da Regaleira localiza-se em Sintra e foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. É um local enigmático, carregado de simbolismo e está associado a temas místicos e esotéricos.


Sem comentários:

Enviar um comentário