sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Quinto Império

O que é o Quinto Império?

Muito se tem escrito sobre este tema. Uns adoptam uma visão mais poética, profética, mística e esotérica, e outros interpretam e encaram esta ideia de uma forma diferente, com outro tipo de interesse que não envolve a crença no tema.

Confesso que não conheço muito sobre este tema, mas como encaixa no “Portugal Misterioso” e como é um assunto que já foi falado e escrito por tantas pessoas, decidi colocar alguma coisa sobre o mesmo.

É curioso verificar que, para alguns, o Quinto Império é um projecto ou missão que não está relacionada exclusivamente com os portugueses, mas estende-se a toda aquela “gente que foi tocada por esta cultura que se originou daqui” (segundo Agostinho da Silva). O Quinto Império será diferente dos anteriores, pois assentará em valores distintos e não pretenderá dominar os outros povos.

Fantasia? Ficção? Profecia por cumprir? Real possibilidade?

Qual é a semelhança entre esta e outras profecias?

E, já agora, de que forma é que esta ideia de Quinto Império se encaixa, por exemplo, com a nova civilização que eu e tantos outros imaginamos e vemos, principalmente, como necessária?


O que pensava Agostinho da Silva sobre tudo isto? 




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fada, eu tenho conhecimento que os templários tiveram importância na formação de Portugal e depois também, através da Ordem de Cristo que teve um papel nos descobrimentos, que supostamente teriam uma missão especial.

      Sobre o Quinto Império, segundo dizem os entendidos (eu não sou um deles), esse Império ainda está por cumprir, nem tudo correu como deveria... e a missão está incompleta. Talvez seja uma possibilidade futura, sem grandes orgulhos patrióticos claro, isso pouco importa, mas pelos vistos nem toda a gente está completamente de acordo sobre o que seria essa coisa de Quinto Império.

      Em relação ao tal Graal, uns referem que nunca existiu, é apenas uma criação literária, outros referem que ninguém o pode possuir porque não se trata de um objecto, alguns dizem que é uma história que já vem do tempo dos celtas e foi adaptado ao cristianismo. De qualquer forma, é uma demanda, talvez seja uma verdade qualquer, talvez seja um conhecimento interior... tudo é possível.

      Em relação ao famoso "Portugraal", eu tenho minhas dúvidas sobre essa associação, porque, como sabemos, a origem vem de Portus Cale, que para mim a para tantos outros, faz muito mais sentido, mas é apenas a minha opinião. Ou seja, não digo que Portugal ou os Templários não estariam na posse de algo, mas simplesmente não faço essa associação com o nome do país.

      Agradeço a sua atenção em disponibilizar-me o seu contacto. Se não me esquecer, e assim que puder, enviarei um email para saber melhor essa versão.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Então vou retirar o meu comentário, se não se importa, pois já tinha isso em mente, pois já tem registado o meu contacto...

      Quanto ao Quinto Império... ainda está por cumprir sim, é a Sinarquia do Príncipe de 16 primaveras, o Encoberto. Quanto ao nome do país, realmente dá para outras interpretações. O Graal não é mesmo só um objeto, é verdade. Vem do tempo dos Celtas e até de antes.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. ok,entendo. Falamos mais tarde então.

      Abraço.

      Eliminar
    4. O Santo Graal embora ninguem possa afirmar o que realmente seja, esta totalmente relacionado com o nome de Portugal. Para aquele que entende, Portus Cale possui um significado muito mais profundo do que aquele que aparenta. Portus, Porto, ou Refugio, possuindo significado que pode dar a entender um local onde algo se encontra "refugiado". Cale, ou Gaia, sendo a "Deusa" da Terra, ou a Mae, a mulher de Deus, "Wisdom", onde Cale deriva de Caileach, que sera a Deusa da Terra venerada pelos povos Celtas com os quais Portugal possui parentesco. Portanto, o nome Portus Cale, ou Porto da Terra, Porto de Gaia, Refugio de Gaia, Refugio da Sabedoria. Sendo a Deusa a "mulher" de Deus, relacionando com Nossa Senhora, que representa o lado feminino de Deus, ou a Sabedoria. Portugal nasceu em Portus Cale, Porto e Gaia, Porto sendo a cidade Invicta nunca conquistada e Gaia o local que após reconquistado permitiu a formação do Condado Portucalense e mais tarde, o Reino e Imperio de Portugal.
      Entre Porto e Gaia, Portus e Cale, Refugio e a Sabedoria, temos o grande Rio De Ouro. Toda a alquimia de transformação de latao em ouro, sendo um processo nao fisico mas metafísico, que acontecera na mente e coração do ser Humano, para que se transforme na promessa do Quinto Imperio.
      A peninsula Iberica possuiu diversos nomes, entre eles Ophiacus, "A Terra das Serpentes", Andaluzia "A Luz que Anda", A Serra da Estrela chama-se "Estrela" porque existe a promessa que a "Estrela" na Terra vira de Portugal - O nome dado pelos Gregos e Romanos a essa serra seria Montes Herminios, Os Montes de Hermes, Hermes sendo um arquétipo de Sabedoria Oculta ou Escondida, Encobrida, mas que um dia na grande Terra da Luz que Portugal realmente sera "Descoberta" pelos "Encobertos", os Jovens de Portugal, no dia em que decidirem que o destino da Humanidade esta nas maos deles, e nao de quem possui o controlo com que tanto estamos habituados. A ideia efemera do Quinto Imperio advem dessa conformidade, desse conforto que nos temos perante uma sociedade/civilizacao que se encontra perto da destruicao, mas ainda assim nada faz para evitar tal resultado.

      Peco desculpa pela falta de acentos, mas vivo em Inglaterra e com estes teclados fica complicado.

      Eliminar
    5. Antes de mais, só agora vi a notificação do seu comentário por isso a publicação tardia. Faço a moderação do blogue para evitar abusos e outro tipo de comentários inapropriados.

      Quanto ao assunto, se não me engano, a ideia do quinto império foi inspirada talvez no antigo testamento. Já não me lembro muito bem, mas julgo que a associação de Portugal com o graal deve-se em parte a um símbolo da idade média (suponho que ligado a D Afonso) no qual a letra R aparece numa posição que pode ser digamos arriscadamente interpretada e lida na forma GRAL, ou seja, PORTUGRAL.

      Em relação à etimologia da palavra Portugal e sobre Portus Cale, já vi várias leituras e interpretações. Certo é que a versão apresentada pelo Anónimo não parece coincidir com as versões mais, digamos, ortodoxas, principalmente quando o Anónimo realiza todas essas associações. No entanto, não criei este blogue para prestar vassalagem às versões e teorias oficiais, convencionais ou mais ortodoxas porque estas nem sempre fazem sentido. Mas, mais uma vez, confesso que não posso falar muito sobre isto porque meu conhecimento é limitado, não domino este tema em pormenor, tenho apenas umas ideias gerais.

      Sobre as associações que o Anónimo faz, que vão desde o nome do rio (que talvez não seja o nome que lhe foi dado inicialmente), a alquimia, até ao Hermes, etc, para ser sincero, parece-me tudo bastante especulativo. Apesar disso, acho tudo muito interessante e a minha mente mantém-se aberta. É um assunto que me desperta alguma curiosidade.

      Existem temas mais cativantes para mim e por isso “perco” mais tempo com esses, mas de vez em quando dou por mim a pensar no tema desta publicação, não sei porquê, confesso. Por um lado, acho que pode existir algo de real nesta ideia. Por outro lado, fico com sérias dúvidas, fico dividido porque, por exemplo, outros povos também disseram e dizem que foram ou são escolhidos e têm uma missão importante (esta supostamente de Portugal também não parece ser pêra doce). E, portanto, temo que tudo isto seja simplesmente uma espécie de necessidade de afirmação patriótica para elevar a auto-estima e motivação de um povo, não sei.

      Mas seria possível o Anónimo partilhar aqui a fonte ou as fontes nas quais se baseia? Se assim entender, esteja à vontade para partilhar. Para que todos (quem passar por cá) possam então entender.

      É realmente um assunto que dava pano para mangas, muitas mais coisas poderiam ser ditas.

      Abraço.

      Eliminar