sábado, 12 de setembro de 2015

Mente sempre aberta mas não escancarada!

É importante estarmos sempre abertos a novas ideias porque não sabemos se as descobertas de amanhã anulam as de hoje. Neste sentido, devemos tentar ser um pouco desapegados de grandes doutrinas e certezas.

O futuro pode fazer-nos mudar de ideias, não podemos ser prisioneiros de ideias rígidas, embora haja certos pensamentos e pontos importantes, reflexões bem estabelecidas, coerentes e certas convicções que não mudam.

A vida é um conjunto de momentos e cada momento tem o seu lado particular e único. Por exemplo, hoje, eu escreveria de forma diferente sobre certos assuntos que foram abordados no passado, colocaria e exporia certas ideias de forma diferente, talvez com algumas correcções, embora, em grande parte, manteria muitas das ideias centrais. Por isso cada momento tem a sua própria visão, sentimento, uma determinada disposição emocional e perspectiva das coisas, umas vezes evoluindo no correcto sentido, outras vezes nem tanto.

Ninguém pode ser totalmente e absolutamente coerente ao longo de um vasto período de tempo, irá sempre aparecer alguma mudança que rompe com o passado, mas demasiada e frequente incoerência também não é muito bom, há que manter alguma base e regra, senão passamos a mudar tão facilmente como o vento!

Mas nem sempre é fácil mudar de ideias e quanto mais amarrados estivermos, mais difícil será abandonar determinada posição (nem sempre é assim, às vezes as coisas são muito rápidas, quase instantâneas, mas o padrão de resistência é bastante frequente), porque investimos muito tempo, depositámos muita confiança, e estamos apegados a certos pontos de vista, e por isso é mais difícil mudar, há um monte de razões para que isso aconteça, a tal dissonância cognitiva!


A verdade é que podemos arranjar sempre argumentos para continuar num determinado caminho e defender um ponto de vista, podemos sempre oferecer argumentos contra e a favor, seja qual for o assunto. Se não quisermos abandonar determinado ponto de vista, se assim preferirmos, podemos criar novos argumentos, isso não é impossível, embora por vezes, em certas situações, torna-se mais difícil defender certas posições porque contrariamos as evidências. 

Sem comentários:

Enviar um comentário