quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Caminhamos para a Sexta Extinção?

Devo dizer que conheço alguma coisa do tema da profecia Maia (embora tenha sido um assunto polémico, e sobre o qual já não falo há muito tempo, devo confessar), sei que houve várias interpretações, análises, criaram-se novas teorias dentro do fenómeno new age, algumas distorções também, etc. Eu sempre achei que devíamos focar alguma atenção neste tema (e também noutros similares), mas o certo é que houve e há muitas lacunas e questões de difícil resposta. Mas, de uma forma geral, as profecias são um fenómeno que me desperta a atenção e interesse.

Mas, independentemente dessas profecias, ou interpretações, e para além dessas mitologias antigas (que têm sempre a sua importância e não deixam de ter alguns aspectos semelhantes quando comparamos as várias culturas), podemos também encontrar estudos científicos que nos alertam para cenários não muito agradáveis e mudanças radicais…

Já aqui neste blogue, numa anterior publicação, foi apresentado um estudo financiado pela NASA que nos alertava e perspectivava mudanças profundas na nossa civilização. Agora deparamo-nos com um novo estudo (e deve haver muitos mais por aí) que aponta para uma sexta grande extinção em massa, cenário não muito agradável!

Ainda é possível remediar muita coisa, as soluções existem, hoje existe mais consciência ecológica do que antes, mas a complexidade da situação exige globalmente medidas mais fortes e eficazes.

Eu posso até estar enganado, mas, na minha opinião, o grande problema é que essas correcções só podem ser implementadas na plenitude se ocorrerem mudanças na estrutura base da civilização e isso, como é evidente, irá mexer com muita coisa, é o próprio paradigma de civilização que tem de mudar, é o conjunto, a totalidade. Portanto, neste sentido, não vejo a coisa muito fácil, a curto prazo, pelo menos.

No entanto, concordo que é importante alertar e denunciar certas coisas, e também não esquecer que por vezes são as pequenas acções, todas somadas, que fazem a diferença. Não desvalorizar a força da Internet através dos seus vários aspectos, não subestimar a força do colectivo, não subestimar o trabalho de certos projectos e iniciativas, não subestimar, por exemplo, o trabalho de certas organizações não-governamentais, redes de activistas, que através de campanhas, petições online, etc, têm conseguido exercer a sua pressão e obter resultados importantes globalmente e em todos os domínios.


Debate:


(ver quando marca 01:49:06, e depois, em relação a outro tema, a sugestão é ver também o que se segue imediatamente a seguir porque penso que também vale a pena... Nota: neste link, a contagem aparece do lado direito e é decrescente, por isso o debate aparece logo no inicio deste programa. Já foram publicados outros programas neste blogue, por isso, para não haver confusão, deve ter em conta que eu costumo me guiar sempre pela contagem decrescente que fica do lado direito)


2 comentários:

  1. Holos,

    Tema interressante, como sempre :)

    Continuo a ler os teus artigos que raramente comento é verdade.

    Como sou um optimista, penso que apesar da destruição e desaparecimento de certas espécies, o ser humano irá continuar por muito tempo e não penso que seja o desgaste do planeta que o irá extinguir a não ser, claro, algum acontecimento cataclísmico como alguma alteração no nosso sistema solar.

    Um grande abraço.

    Octopus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Octopus, saiba que é sempre bem-vindo a este blogue!

      Vamos então esperar que o cenário futuro não seja tão mau como referem algumas previsões e principalmente que haja tempo para corrigir algumas coisas.

      Abraço.

      Eliminar