quarta-feira, 22 de julho de 2015

Temas e Questões Ovnilógicas: OVNIS, ETs, cultos e esoterismo!

“Devemos tratar estes temas com prudência e uma rigorosa avaliação científica, usando o método científico, no sentido de obter provas. Não temos de misturar isto com assuntos ligados ao religioso, místico, esotérico ou outro tipo de crenças. Há muita gente que faz altas misturas, criam cultos e alguns, como sabemos, não correram muito bem!”

Evidentemente, não consigo discordar, é claro que devemos tratar este tema (e também outros temas) com bom senso, prudência, e avaliação científica, dentro das nossas possibilidades.

No entanto, devemos também não esquecer que a ciência não nos dá verdades perfeitas, portanto qualquer teoria está sempre sujeita a ser abandonada e substituída por outra. Será sempre difícil ter a certeza absoluta de alguma coisa, por isso costuma-se dizer que não existem provas na ciência, as provas ficam para a matemática, por exemplo. Se a palavra prova significa uma verdade completamente objectiva e absoluta, então não se aplica neste caso. Evidências sim aplicam-se. As teorias podem ser vistas como hipóteses que ainda não foram refutadas.

Também é importante referir que a comunidade científica, constituída por seres humanos, está sujeita às dinâmicas de grupo, pressões, convenções, e isso influencia muita coisa. Muitas vezes acontece que as anomalias são sistematicamente descartadas porque simplesmente não encaixam no paradigma dominante, até que um dia a mudança é inevitável...

Outro aspecto importante é saber que a negação de algo constitui também uma forma de crença! Não devemos confundir cepticismo com negação dogmática. Por isso, a crença não está somente do lado daqueles que acreditam no místico, esotérico, ETs, whatever, porque aqueles que referem que nada existe, nada mesmo, somente o seu mundinho existe, esses também possuem uma forte crença! (mais valia dizer: não sei! Mas estou aberto a essa possibilidade).

Concordo que misturar o fenómeno OVNI com outros assuntos designados religiosos ou não, pode tornar as coisas mais confusas, mas penso que é sempre importante manter a mente aberta, sem deixar de ser prudente na abordagem. Nem todas as crenças têm de ser necessariamente falsas, a não ser que consigamos provar que são realmente falsas. Por isso, nem tudo aquilo que é religioso, esotérico, tem de ser obrigatoriamente falso.

Para além disso, se adoptarmos uma postura 100% cientificista, talvez não seja bom, porque estaremos a eliminar muitas coisas importantes. Tal como já tinha referido, o fenómeno OVNI, assim como outras coisas, deve ser estudado numa perspectiva multidisciplinar, devido às suas características próprias, ou seja, não se trata de excluir as ciências naturais, mas sim integrá-las juntamente com outras áreas do conhecimento, para assim termos uma perspectiva mais completa do fenómeno. Devemos usar todas as ferramentas à nossa disposição, quer sejam provenientes das ciências naturais ou não. Tudo é importante, porque o que queremos é perceber melhor as coisas.

Em relação ao método científico, não existe um método científico, no sentido em que não há uma única forma de construir teorias, fazer ciência ou construir conhecimento. As coisas muitas vezes não começam com grandes observações… O método científico não é um conjunto de passos rígidos, não funciona como se fosse uma receita culinária! Muita coisa começa com ideias criativas, intuições que nos invadem a mente, etc. Em certo sentido, a ciência não é muito diferente de outras coisas, tem também o seu lado misterioso (embora alguns não concordem com esta designação).

Quanto ao resto, não podemos esquecer que a ciência não é um exercício totalmente neutro e livre, como algumas pessoas talvez possam pensar, porque existem mais factores aqui envolvidos, como já referi anteriormente, de forma leve.

Neste contexto, a Ovnilogia será sempre de certa forma incompreendida, porque, para muitas pessoas que assumem posturas estritamente cientificistas, o testemunho, o depoimento, tenha a credibilidade que tenha, nunca será valorizado, não conta para nada, é que é mesmo assim! Embora eu saiba que há muita gente ligada ao mundo científico (e académico) e que não têm tal postura, têm a mente aberta, mas alguns ainda optam, por medo de consequências, não dizer tudo o que pensam.


Quanto ao resto da sociedade, vemos ainda muita ignorância e preconceito, embora haja bastante mais informação hoje em dia. Acredito que não é impossível mudar esta situação, mas, tal como dizia Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito! (quanto à ignorância, as pessoas devem aceitar esta crítica, isto não deve constituir uma ofensa, porque ninguém pode saber tudo, eu próprio sou ignorante em relação a muita coisa. No que diz respeito ao preconceito, pode ser uma consequência imediata e natural motivada por essa mesma ignorância, embora haja mais razões. Por outro lado, existem determinadas situações que hoje são encaradas como sendo preconceitos infundados, mas na realidade, essas situações e opiniões não são tão absurdas como se possa pensar, simplesmente foram rotuladas e passaram a ser vistas como preconceitos devido a uma forte propaganda das ideias e cultura dominante). 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário