segunda-feira, 20 de julho de 2015

Temas e Questões Ovnilógicas: As evidências

Segue-se um conjunto de respostas a algumas das mais frequentes afirmações e opiniões acerca deste tema:

“Até hoje ninguém tirou nenhuma foto de homenzinhos verdes ou marcianos.”

E mesmo que alguém fotografasse, provavelmente ninguém acreditaria. Que se saiba, não existem homens verdes, com antenas na cabeça, em Marte, pelo menos as sondas ainda não viram nada, mas talvez até existam, nunca se sabe! Apenas uma confirmação de uma foto da NASA, ou de outra agência, serviria como prova para os mais exigentes, mas duvido que isso aconteça porque essa informação traria muitas implicações e consequências e, como tal, a NASA não iria revelar nada! Há quem discorde, mas eu tenho minhas dúvidas quanto a esta situação.

O problema é que, com tantas fraudes que circulam na net (intoxicações propositadas ou não), provavelmente quando aparecer uma foto interessante, já ninguém vai acreditar, nem sequer perder tempo a analisar tal foto... Mas, apesar disso, nós ainda temos algumas boas fotos de OVNIS, uma delas foi tirada no território português, tendo sido devidamente analisada...

Eu até diria mais: mais do que intoxicado, está tudo contaminado, está tudo minado, e isso dificulta muito as coisas. Nada melhor do que espalhar a confusão, para depois descredibilizar o resto que valha a pena, e se isto for uma táctica, se tiver um propósito, não deixa de ser uma boa táctica. Mas acredito que uma boa parte é simplesmente pelo prazer de enganar os outros, pura diversão.

“Existem muitos astrónomos, profissionais e amadores, gente que entende destas coisas, eles observam os céus e nunca encontram nada relevante”

Na verdade, existem astrónomos amadores que observam os céus e de vez em quando afirmam ver coisas estranhas e relevantes, mas claro está, tudo depende do nosso conceito de “ coisa relevante”...

Captar algo verdadeiramente extraordinário e conseguir ter tempo para fotografar e filmar a uma curta distância ou obter um grande plano de um objecto, talvez não seja a coisa mais fácil do mundo, mas já aconteceu, inclusivamente em Alfena, famoso caso de Alfena, aqui em Portugal, por exemplo.

Eu não entendo muito dessa tecnologia, mas também depois tudo poderá depender do tipo de material que usamos e das suas capacidades. Se calhar nem todos os telescópios são os mais indicados, principalmente se o objecto estiver na baixa atmosfera...

Por exemplo, em Hessdalen, Noruega, projecto realizado por uma universidade e que conseguiram filmar e estudar umas estranhas luzes. Mas existem mais exemplos interessantes.

E em relação a astrónomos profissionais, mesmo tendo em conta que nem todos os telescópios podem ser adequados, lembro-me perfeitamente de ouvir o astrónomo Allen Hynek dizer que tinha conhecimento, na altura, de seus colegas que afirmaram ter visto coisas estranhas. Estou certo de que hoje alguns astrónomos profissionais também já viram coisas estranhas, mas, como sabemos, falar pode ser sempre perigoso para a sua carreira... Exactamente como os pilotos, muitos só optam por falar quando a sua carreira termina...

“Não existem provas, sejamos francos! Apenas umas luzinhas aqui e ali, às vezes um objecto estranho mas que não conseguimos definir. Parece-me muito pouco! Para além disso, hoje toda a gente tem câmaras nos telemóveis, smartphones, etc… Além disso, a maior parte desses supostos avistamentos podem ser facilmente explicados através de ilusões de óptica, ignorância pura, ou então alucinações!” 

É claro que devemos aceitar outras visões e opiniões, até porque às vezes são levantadas questões importantes. Mas, na minha opinião, penso que nestas coisas, em primeiro lugar, é preciso ter tempo e principalmente querer “perder” esse tempo, para sabermos do que estamos a falar, pelo menos isso. O tema também não serve para mentes demasiado ortodoxas ou até obtusas, porque determinadas mentes estão demasiado formatadas e isso cria muitos anticorpos e rejeições de todo o tipo. Portanto, isto não é para todos!

Depois, em relação a estes temas, algumas pessoas referem que certos testemunhos e depoimentos são bons é para meter no lixo, pois não servem para nada, mas os tribunais e a polícia trabalham com testemunhos e depoimentos, não é? São epistemologias diferentes, mas curiosamente, recorrer a testemunhos e depoimentos é algo que parece ser aceite por todos, desde que ninguém fale em OVNIS, claro!

Se a nossa epistemologia limita-se a considerar como evidência apenas uma nave exposta num museu, ou ADN/corpo de um ET num laboratório, tudo exposto para todos verem, então nesse caso não existem evidências, estamos de acordo quanto a isso! Mas o conhecimento não se constrói nem se limita apenas a essa visão naturalista das coisas…

A Ovnilogia não é uma ciência, assim como são as ciências naturais. A Ovnilogia é uma área de pesquisa onde se juntam várias ferramentas, algumas podem vir da área das ciências naturais, mas não exclusivamente. Portanto, assemelha-se em grande parte a uma investigação criminal e policial, etc. Podemos somente compreender certos fenómenos, se fizermos uma abordagem multidisciplinar, e é exactamente isso que falta a outras áreas que despoticamente apenas querem ver as coisas numa única e exclusiva perspectiva. Por isso, como já tinha referido anteriormente, aqui a evidência toma um outro sentido que não se resume àquele estritamente científico, uma vez que não temos a tal nave exposta num museu nem ADN no laboratório, mas temos muitas outras coisas, e é possível e, ao mesmo tempo que filtramos, tem sido possível montar um certo puzzle...    

Em relação aos telemóveis, não me parece que sejam adequados para realizar determinadas filmagens ou fotos… E o facto de haver muita fraude e luzinhas insignificantes, não quer dizer que não haja coisas interessantes em termos de imagem e que mereçam mais e melhor pesquisa.

Para terminar, equiparar os avistamentos de OVNIS a alucinações (medicalização da sociedade) não me parece justo ou lógico, isso não faz qualquer sentido. Os depoimentos e testemunhos não aparecem isolados, eles muitas vezes aparecem dentro de um contexto onde fazem parte outros dados (alguns objectivos), e muitas vezes estamos a falar de casos de múltiplas testemunhas…

“Certas pessoas falam daquilo que não sabem, suas conclusões são fruto dos seus desejos e necessidades psicológicas, projectam suas crenças na realidade. Vejo muita especulação e muitos desses pseudoinvestigadores conhecem tanto os objectos de estudo como eu, nunca os viram!“

Este é um falso argumento. Não necessitamos de ver para podermos compilar e estudar as informações que nos chegam, quer seja através das testemunhas ou de outros dados, que devem ser devidamente filtrados. Existe muito que desconhecemos, é verdade, mas não podemos negar que estamos a ser visitados há bastante tempo! Não é preciso ser muito inteligente para perceber isso! A não ser que queiramos aceitar a tal teoria de que toda a gente alucina ou de que os OVNIS são uma espécie de materialização da mente colectiva, mas, excluindo essas hipóteses, não encontro outra explicação que não seja a dos visitantes.

Existem vários estudos realizados sobre o fenómeno OVNI, o "Relatório Cometa" é um exemplo digno de nota:




Sem comentários:

Enviar um comentário