terça-feira, 21 de julho de 2015

Temas e Questões Ovnilógicas: Contacto, origem e significado

Há quem afirme que os OVNIS (e não esquecer que também existem OSNIS porque estes objectos também submergem), assim como os seus tripulantes, seriam uma espécie de plasmação da mente colectiva, uma espécie de projecção ou materialização na nossa realidade (assumindo que existe uma lá fora), uma manifestação de conteúdos pertencentes ao imaginário de uma determinada cultura ou culturas.

Não deixa de ser uma teoria interessante, mas que deixa bastantes dúvidas e possui algumas lacunas principalmente porque já existiam alguns relatos destas coisas no passado e nessas épocas as pessoas não estavam expostas à mesma cultura de hoje, nem partilhavam as mesmas ideias e noções… Por isso, suspeito fortemente que outros seres nos visitam!

Mas, no fundo, talvez aquilo que chamamos de real (aquilo que chamamos realidade ou mundo exterior) seja um fenómeno que apenas tenha lugar na nossa consciência, dentro de uma espécie de idealismo… Não sei! De qualquer forma, o mundo não deixa de ser algo que está sujeito a uma interpretação, ou construção, não apenas individual mas também colectiva (isto não significa necessariamente uma posição reducionista materialista do tipo cérebro produz consciência, mas sabemos que as interpretações do mundo variam e também diferentes estados de consciência produzem diferentes percepções do mundo, uma boa parte dessas percepções são mais partilhadas pelo colectivo do que outras).

Aceitando que esses seres possuem uma existência independente em relação a nós humanos, um outro aspecto, também já falado, prende-se com a possibilidade destas entidades possuírem uma relação com a nossa psique, ou seja, alguns defendem que o seu aparecimento tem ligação com os nossos estados mentais, emocionais, expectativas, e também aqui assume especial relevância os momentos históricos e mais importantes da humanidade.

Já outros consideram que tais entidades operam em várias dimensões e planos da existência, para além de comunicarem telepaticamente.

“Esses seres preferem não contactar connosco. Algumas pessoas dizem que a humanidade ainda não está preparada para o contacto, mas são tretas porque ninguém sabe a verdadeira razão.”

Não nos contactam de forma aberta, sim isso é verdade, mas há outras formas de contacto mais individualizadas, digamos assim. Não sei se ninguém faz a menor ideia dessa razão, com certeza alguém deve saber um pouco mais do que eu… Mas claro que isto não significa que todas as alegações sejam verdadeiras, e estou certo de que muitas não são!


Com certeza, também não será através do SETI, mas posso estar enganado.


Sem comentários:

Enviar um comentário