segunda-feira, 1 de junho de 2015

Bruxaria: desmontando preconceitos e confusões!

Um documentário interessante, que pretende desmistificar certas ideias e explicar o verdadeiro sentido da Bruxaria.

A bruxaria, por razões históricas, acabou por ganhar um sentido e significado distorcido, que ainda hoje faz parte do imaginário de uma grande parte da população.

Sendo frequentemente e erradamente associada a práticas de magia negra ou a cultos satânicos, a palavra ganhou uma conotação negativa e, não raras vezes, tem servido para, de forma jocosa, classificar todo o tipo de práticas e cosmovisões não aceites pela cultura vigente, de maneira que muitos acabam por misturar coisas que, embora tenham aspectos semelhantes, devem ser distinguidas.

Na verdade, desvirtuar o sentido original de certas coisas tem sido prática comum por parte dos detractores e vencedores que vão conseguindo espalhar a confusão, sendo normalmente bem-sucedidos. Podemos até dizer que existem outros exemplos ainda mais notórios do que este, mas pertencentes a âmbitos não relacionados com o ocultismo.

Nota:

Esta publicação não pretende demonstrar se determinadas práticas/rituais são reais ou não. Aqui não há nenhuma intenção de demonstrar, ou convencer, que certas práticas funcionam. Isso é outra conversa completamente diferente, trata-se de outro tipo de questões cuja abordagem envolve alguma complexidade, pelo menos no que diz respeito a este assunto em particular. Embora saibamos que foram realizados alguns estudos sobre temas que talvez possuam alguns aspectos em comum com, por exemplo, os rituais da bruxaria e, sendo esses estudos polémicos, muitos defendem que os resultados foram importantes (é igualmente importante lembrar que uma boa parte desses estudos constata a existência de pequenos efeitos, ou seja, não estamos a falar de coisas semelhantes àquilo que vemos na banda desenhada, por exemplo. Embora por vezes haja fenómenos extraordinários e casos dignos de nota).

Como sempre, devemos manter a nossa mente aberta, mas com algum tipo de filtragem e critério satisfatoriamente cuidadoso (tendo como base estudos mais amplos ou simplesmente a nossa experiência pessoal).  

E, por outro lado, assumindo que existe alguma realidade no que diz respeito àquilo que nos está oculto, será também importante ter algum cuidado para não abrir possíveis portas desnecessárias e potencialmente perigosas, ou então, saber primeiro como e por onde navegar… Mas, não menos importantes são os efeitos nefastos que o medo e a ignorância por vezes provocam nas pessoas. Isso, por si só, pode produzir um impacto por meio da simples sugestão que, tendo o poder de desencadear benefícios, também é capaz de trazer seus prejuízos.

É importante também salientar que quando vemos alguns católicos fervorosos criticarem o paganismo, eles esquecem-se que a sua religião é mais pagã do que imaginam! Basta ver, por exemplo, o vasto panteão católico…,etc.





Sem comentários:

Enviar um comentário