sábado, 24 de agosto de 2013

A Música e a sua importância

Desde a luz que recebemos até aos ruídos que nos rodeiam. A dieta, o estilo de vida, o meio em que nascemos e vivemos, as emoções dos outros e as nossas, etc. Existem milhentas coisas que nos podem afectar e afectam mesmo e muitas vezes nem estamos conscientes delas.

Tudo é importante e às vezes os pequenos pormenores podem se tornar grandes pormenores. Muitas coisas são negligenciadas, porque não temos tempo para elas ou por outra razão qualquer. Ou então não se dá o devido valor, porque certas entidades oficiais pura e simplesmente desvalorizam-nas ou não falam delas, quer seja por falta de evidências ou não (e, embora haja situações claramente injustas, a verdade é que também é necessário algum cuidado, porque a superstição pode se meter nesta história- isso é um facto!).

A música também pode exercer uma enorme influência nas pessoas e, segundo alguns, isso não é suficientemente valorizado! Para além da nossa própria experiência pessoal, também existem estudos científicos que provam que certo tipo de música pode influenciar-nos em muitos sentidos. Para além disso, assim como as emoções, também a música parece deixar uma impressão na água (isto é polémico, mas pelos vistos existe alguma confirmação desta realidade, aliás como já foi mostrado num documentário publicado anteriormente). A Cimática também é outro tema recorrente quando falamos de ondas sonoras e dos seus efeitos na matéria, etc.

Portanto, a música tem a sua importância e há quem defenda que a frequência 432 Hz (afinação musical), a frequência esquecida, é a ideal. Esta frequência sincroniza com os ritmos naturais e biológicos e tem um efeito muito mais positivo do que a actual de 440 Hz que foi adoptada no Século XX.


Bem, não há nada como fazer a experiência e ouvir uma música em 432Hz e depois ver qual é a diferença! Poderão fazê-lo aqui na Internet, pois há musicas que foram convertidas para 432Hz.



4 comentários:

  1. Olá Holos! Espero que esteja tudo bem contigo...
    A musica é realmente fascinante. Uma boa melodia tem um poder maior de elevar o estado de alma das pessoas do que a maior parte dos antidepressivos... Desculpa o desabafo mas ando um bocado zangado com a industria farmacêutica. Sugiro que leias isto: http://ainanas.com/must-see/ciencia-must-see/nobel-medicina-expoe-industria-farmaceutica/.
    Voltando à musica, há uma questão que sempre me intrigou. Por que razão uma determinada sequência de notas é universalmente aceite como harmoniosa e outra sequência não é? Podem vir os tipos da psicologia evolucionista dizer que tem a ver com os tambores que os nossos antepassados tocavam e que isso de certa maneira os ajudava a sobreviver, mas acho isso uma grande treta... Parece-me existir algo na musica que não pode ser explicado por razões genéticas, neuronais ou de aprendizagem social. A musica tem algo mágico... há algumas que parecem estar em total sintonia com o nosso ser. Não será esta uma prova subtil da existência da alma?

    ResponderEliminar
  2. Olá Danny,
    Tudo bem e por aí?

    Em relação às farmacêuticas, acho que já tinha lido este artigo. Mas, como alguém dizia num comentário publicado nesse site, aquilo que ele diz na entrevista não representa nada de novo. Já há muito tempo que se sabe desta realidade, embora muitas pessoas tentem desvalorizar e outras até encobrir. E não é só a indústria farmacêutica, é também o que gira à volta dela... a culpa não é só dos laboratórios! Aliás, este já foi um tópico focado aqui nalgumas publicações sobre saúde.Por isso, entendo perfeitamente que estejas zangado!
    Sobre a música, penso que talvez haja algo mais que, como dizes, possivelmente a coloque numa categoria diferente que podemos chamar de mágica. Mas, de qualquer das formas, sem dúvida que ela pode nos afectar em muitos sentidos e nem todo o tipo de música parece ser benéfica para nós e para o meio que nos rodeia, por isso há que ter cuidado com certo tipo de música... Há uma série de elementos que a tornam mais harmoniosa ou menos harmoniosa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Está tudo bem, obrigado!
    Sim, não é nada de novo mas o facto de ser dito por alguém galardoado com o Prémio Nobel tem o poder de fazer com que estas coisas sejam do conhecimento do grande público. As pessoas têm o direito de saber que as andam a enganar há muito tempo.
    Apesar de tudo reconheço que tem que ser assim: só podemos conhecer a luz através das trevas... este egoísmo que domina o mundo atualmente é uma ferramenta para o nosso crescimento espiritual. Se já fossemos perfeitos o que estaríamos aqui a fazer?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Sim,é verdade, sempre tem mais impacto. Ainda há pessoas que não têm medo de dizer a verdade e nem tudo está corrompido!

    ResponderEliminar