quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Maçonaria

A Maçonaria é talvez a mais conhecida de todas as sociedades secretas de natureza iniciática, filosófica e esotérica.

Assim como outras sociedades secretas, a Maçonaria tem despertado a curiosidade das pessoas e também tem sido alvo de controvérsias e teorias da conspiração (algumas parecem ser infundadas).

A verdade é que, ao longo do tempo, esta sociedade secreta tem exercido uma forte influência na sociedade, influência que alguns consideram positiva. Mas, apesar de defenderem princípios e valores elevados, há também quem lance suspeitas e afirme que certas pessoas usaram e usam esta fraternidade para interesses não muito elevados.


Sobre o documentário, é curioso verificar que, mais uma vez, há aqui uma referência aos Templários… Há quem sugira (alguém que pertenceu à Maçonaria) que certos rituais maçónicos foram-lhes transmitidos pelos Templários, mas o seu verdadeiro significado perdeu-se! E, por isso, para não fazerem má figura, os maçons dizem que são segredos, mas, apesar de continuarem a praticá-los, ninguém realmente sabe o significado desses rituais. 


     




1 comentário:

  1. Eu penso que as pessoas (uma boa parte delas) estão a chegar a um ponto em que começam a ficar cansadas de aturar muita coisa que se passa a nível mundial e, cada vez mais, estão a abrir os olhos e a tomar consciência de certas realidades, quer seja a nível da economia, política e da própria maneira e funcionamento da sociedade e muitas desejam algo novo e refrescante, que esteja mais de acordo com uma nova sensibilidade do mundo, por outras palavras, anseiam por uma nova era! Também sinto que as pessoas já estão a ficar cansadas de ouvir retórica, preferem a simplicidade e que lhes falem claro e isto leva-me exactamente a muitas correntes esotéricas e aos seus seguidores que falam por meias palavras,prometem mais do que mostram, dizem que possuem segredos e inventam mil e uma desculpas para não os revelar, porque, na verdade, ou já não são propriamente segredos ou eles não fazem a mais pequena ideia do que estão a falar! Por isso, é muito simples: se sabem algo, então revelem! Estamos já todos fartos de segredos e mais segredos! E, se não podem revelar, então que apresentem uma justificação convincente, desde que não seja outra vez a velha história das iniciações, etc. Se é importante para toda a gente, então para quê esconder? Para quê continuar a insistir em situações que pertencem claramente ao passado e estão fora de época e de contexto?
    Se calhar a resposta a estas questões até é muito simples... mas prefiro ficar por aqui e não fazer mais comentários!

    ResponderEliminar