quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Alquimia

A alquimia é uma tradição antiga que, através da obtenção da misteriosa Pedra Filosofal, tinha como objectivo a transmutação dos metais inferiores em ouro e a busca pelo elixir da longa vida, uma panaceia universal.

A alquimia, precursora da química e da medicina, era também uma disciplina mística, hermética e foi praticada em várias partes do mundo.

Mesmo hoje em dia, há pessoas que, refugiando-se em argumentos habilidosos e talvez motivados pelo seu próprio ego, referem que os segredos da alquimia ainda precisam de ser guardados e dão a entender que eles próprios talvez conheçam esses segredos, mas apenas os iniciados podem entendê-los… Para mim, tudo não passa de conversa e este tipo de atitude está claramente fora de contexto e de época. Não existe nada que não possa ser revelado hoje, a não ser que isso possa constituir um perigo para a pessoa que obtém esse conhecimento e também para a sociedade! Já outros expõem esses segredos e dão a sua interpretação, que não sabemos ao certo se é correcta ou não!

Dentro deste contexto, há uma ideia que parece reunir algum consenso: a alquimia, para além de poder ser um processo físico de transformação dos metais, também é um processo de transformação interior! E daí ter sido conveniente ocultar essa componente espiritual, porque, como sabemos, a Igreja Católica via isto como heresia, perseguia toda a gente e a inquisição era implacável (curioso, porque os cristãos foram perseguidos e depois o que vimos? Os cristãos a perseguir outros! Isto é o tipo de coisa que acontece muito e a História dá-nos muitos exemplos. Hoje em dia, temos a comunidade cientifica, que também foi perseguida no passado e hoje frequentemente tem por hábito “queimar” muitos heréticos).

Por isso, o processo alquímico, Opus Magnum (A Grande Obra) pode ser visto como uma metáfora. A transmutação dos metais em ouro seria o aperfeiçoamento do ser humano que, através de algumas fases ou etapas, atinge um estado de maior perfeição. Trata-se de uma purificação espiritual no sentido de conseguir atingir uma mudança de consciência ou estado de iluminação interior. Da ignorância até à sabedoria. Todo o simbolismo enigmático poderá ter esse sentido.

Para muitos, as imagens apresentadas pela alquimia são alegorias e a pedra filosofal é semelhante à busca pelo Graal.





Sem comentários:

Enviar um comentário