domingo, 16 de agosto de 2015

Esoterismo, espiritualismo, ocultismo, metafisicas e questões fundamentais: aparições, visitantes e intrusos!

Dentro do amplo espectro das estranhas visões e experiências, podemos ter várias situações: algumas ocorrem quando sonhamos (ou quando acreditamos que estamos a sonhar); outras ocorrem naquela fase intermédia entre o sono e a vigília (são bastante comuns); em certos casos ocorrem também durante extremos estados de consciência involuntários ou então quando alguém provoca intencionalmente um estado alterado de consciência (que pode ser obtido de várias maneiras); e, por último, em grande parte das situações, essas experiências e visões acontecem no estado de vigília completamente normal.

Quanto aos sonhos, nós sonhamos com muita coisa ao longo da vida, esses sonhos podem até precisar de uma interpretação devido ao seu simbolismo, existem muitas teorias sobre isso, algumas ligam os sonhos a manifestações do inconsciente, enquanto outras dão-lhe um carácter mais transcendente, digamos assim, às vezes mediúnico e até premonitório. Penso que não é um tema fácil porque aqui misturam-se muitos aspectos ao mesmo tempo. É evidente que os conteúdos dos nossos sonhos podem estar claramente relacionados com aspectos da nossa vida, desejos, fantasias, memórias (sejam elas traumáticas ou não), e isso é perfeitamente fácil de identificar. Mas mesmo reconhecendo que existem vários aspectos que se misturam quando sonhamos, será que os nossos sonhos ocorrem num determinado lugar (fora do nosso quarto)? E, partindo do princípio de que existem outras consciências, será que elas podem interferir no meu sonho? Ou será que tudo é criado e ocorre exclusivamente dentro de nós (mesmo quando experienciamos o nosso estado normal de vigília)? Será que estamos a viver um sonho dentro de outro sonho? A única coisa que podemos afirmar, e isto não é nenhuma novidade, é que realmente o ponto de partida é a consciência, partimos do facto de sermos conscientes, a seguir verificamos que podemos passar por diferentes estados de consciência e, sejam experiências dentro do corpo ou fora do corpo, tudo são aspectos que ocorrem dentro da consciência.

Se eu quiser abrir todas as possibilidades, principalmente em certos casos, não posso descartar a possibilidade de se tratar de alucinações relacionadas com a paralisia do sono, mas confesso que tenho algumas dúvidas, e cada vez mais fico com a sensação de que estas experiências são demasiado estranhas, a nossa consciência por vezes parece conectar-se com outras realidades que escapam à nossa percepção comum, um pouco como as ondas de rádio, podemos sintonizar diferentes frequências e quando escolhemos uma determinada frequência em particular, as outras não deixam de existir…

Por exemplo, dentro do tema da criptozoologia, neste momento surge na minha mente a história do Bigfoot… Devo confessar que não é um tema que me desperta especial atenção, mas não deixa de ser estranho que haja imensos relatos e pessoas que estão extremamente convictas de que viram um estranho animal ou ser, embora eu não descarte algumas fraudes também! Mas o que é que o Bigfoot (e outras criaturas) tem a ver com isto? Aparentemente nada! No entanto, todos nós já ouvimos testemunhos sobre o Bigfoot, e, não raras vezes, as pessoas referem que de repente esse ser desaparece no meio da floresta e apenas conseguem vê-lo durante breves instantes. É claro que os cépticos dizem que as pessoas assustam-se, enganam-se e confundem ursos e outros animais com o Bigfoot, também referem que o Bigfoot é uma lenda, não existe porque nunca foi encontrada nenhuma prova. Mas é possível que os cépticos estejam parcialmente correctos, ou seja, há uma hipótese que diz que essas criaturas não existem na nossa realidade, mas devido a certas anomalias existentes em determinados locais, essas espécies desconhecidas materializam-se na nossa realidade, para depois voltarem a desaparecer. Talvez sejam criaturas que existem paralelamente mas numa outra dimensão, fazem parte do passado da Terra, mas estão actualmente extintas, no nosso tempo presente. 

Voltando ao tema inicial, e tal como já tinha referido, a verdade é que nem todas as experiências incluem paralisia, algumas acontecem no estado normal de vigília, os testemunhos possuem alguma coerência, às vezes são corroborados e partilhados por mais pessoas, e nem sempre são experiências assustadoras ou desconfortáveis.

Sabemos que antigamente o diabo surgia como explicação para tudo aquilo que era desconfortável para as autoridades religiosas dessas épocas. Hoje já não é o diabo que surge como explicação, mas sim a alucinação! Tudo o que é desconfortável passa a ser visto como uma alucinação. A conclusão é que o Iluminismo (e outros ismos que vieram a seguir) não trouxe só coisas boas… (às vezes passamos do 8 ao 80, na sociedade há muita coisa que passou rapidamente a extremos, não foi só em relação a estes temas…)

Se é verdade que, em certos casos, explicar as coisas como sendo alucinações pode até servir para aliviar a tensão e preocupação produzidas por determinado tipo de experiência, e devemos ter em conta este aspecto! Contudo, também não deixa de ser verdade que noutros casos essa mesma explicação pode ser contraproducente até…




O vídeo/documentário pode impressionar algumas pessoas, por isso fica a advertência. Não sinto especial prazer em explorar assuntos que podem produzir medo, terror ou assustar as pessoas, mas pareceu-me importante partilhar este tema. Sugestão para pesquisa: ver sobre “shadow people” e “Hat Man”.   





6 comentários:

  1. Olá Holos tudo bem?

    Em relação ao seu comentário sobre as regiões mais densas da Matéria - porque assim como está em cima, também está em baixo - só me pergunto e às pessoas que vivenciam esses terrores só me pergunto: Que andaram essas pessoas a fazer numa vida anterior? ou talvez até nesta vida para romperem a proteção do duplo etérico? Terão sido praticantes da magia negra? Terão sido médiuns que impediram certas almas de fazer o seu trajeto natural de ascensão, para se libertarem do mundo, obrigando-as a ficar amarradas ao astral inferior? Porque ninguém me diga que as coisas acontecem ao acaso... sim, porque uns têm vivências terroríficas, enquanto outros conseguem ter vivências de luz e transcendência e para mim, não é à toa que estamos no planeta físico nada menos do que sete biliões de almas, fora as 21 biliões que se encalacraram nas regiões mais baixas do Astral inferior... é também o materialismo positivista que as mantém nessas regiões.
    Não concordo que o Iluminismo tenha sido a causa da descrença nos mundos de matéria menos densa, ou mais densa. Acredito sim, que a falta de escrúpulos e a ignorância por tudo quanto é Sagrado - As Leis da Natureza - seja a causa do que vivemos agora. Tanto é que o Iluminismo partiu dos Iluminados e dos sempre perseguidos ocultistas. As pessoas ainda não querem crer que o conhecimento tem de ser merecido e que a Sabedoria tem de ser respeitada... por isso nada me admira essas vivências terroríficas... basta ver o número sempre crescente de bruxos que vendem os seus serviços para prejudicar outros, num mundo que até os líderes políticos possuem o seu próprio bruxo, para resolverem os problemas deles e do mundo.
    Isto claro, é a minha forma de pensar... e como se pode ver Holos, cada um acredita no que quer. Eu acredito que nada é mais Justo que o Universo.... e que cá se fazem, cá se pagam. Quem semeia ventos, colhe tempestades. Para mais informações aconselho o Livro de Arthur Powell, o Duplo Etérico, disponível online.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fada, tudo bem por aqui, espero que por aí também!

      Em relação à razão concreta que leva determinadas pessoas a terem experiências desagradáveis e recorrentes dentro deste âmbito, como é evidente, eu não tenho uma resposta para essas questões que colocou em cima, não sei qual será essa razão. Acredito que essa explicação que a Fada propõe é partilhada e defendida por mais pessoas e dependendo da perspectiva ou doutrina que cada um tenha em relação aos assuntos ocultos, outras explicações podem ser (e são) apresentadas por outras pessoas. Com certeza, não me cabe a mim estar aqui a julgar essas pessoas que são atormentadas por algumas dessas experiências, a não ser que eu tenha razões e argumentos bem estabelecidos para fazer certas afirmações. Na verdade, isso pode até ser prejudicial para essas pessoas que sofrem, porque podem ainda ficar mais traumatizadas e perturbadas, por isso é preciso ter um certo cuidado. Tenham ou não feito magia (e depois temos de ver também se realmente toda a magia funciona porque esse é outro ponto), provavelmente existe uma razão para não termos memória dessas vidas passadas, não deve ser por acaso (eu penso que existem boas razões para acreditar na existência de vidas passadas), embora reconheça que às vezes há pessoas que fazem as tais regressões e obtêm algum benefício com todo esse processo, mas nem sempre é possível recordar outras vidas! O mais importante, na minha opinião é ajudar essas pessoas, de forma segura, claro. Neste tipo de situação, o momento presente é o que conta! Vamos imaginar que eles até tinham feito magia e tinham conseguido, de alguma forma, prejudicar outras almas, outras pessoas, etc. Em seguida teríamos de fazer outra pergunta: Porque é que essas pessoas foram prejudicadas, foram vítimas, e a magia funcionou para eles e não funcionou para outros? Será porque eles também mereceram e andaram a fazer maldades em vidas passadas? Dentro dessa lógica do “ cá se fazem, cá se pagam”, então talvez não existam reais vítimas nesta história toda! Ou seja, se tivermos de entrar neste tipo de esquema, entramos numa série de perguntas e esquemas complicados e confusos e difíceis de sair. Com isto não quero dizer que as coisas acontecem por acaso. Outra questão é a seguinte: será que tudo (tudo aquilo que é visto como menos bom) tem de ser explicado com sendo uma “punição” resultante de uma qualquer má acção passada?

      É evidente que a minha vida não é igual à sua, as vidas das pessoas são sempre diferentes umas das outras, há vidas muito semelhantes e outras completamente diferentes, uns têm mais problemas e dificuldades e outros têm menos problemas, para além de cada um passar por diferentes experiências de vida. E, não raras vezes, verificamos que indivíduos com bastantes problemas e limitações chegam a ser mais bondosos e sábios do que outros que aparentemente têm mais sorte na vida, ou seja, fulano pode até ter uma boa vida, mas é fútil, às vezes um crápula, e no momento presente não merece tanta sorte! A Fada conhece muitos exemplos do que falo, todos nós conhecemos! Teríamos também de julgar toda e qualquer pessoa que tem doenças graves e problemas pessoais de todo género, seria uma tarefa complicada! E, com toda a certeza, todos nós já fizemos barbaridades em vidas passadas…

      Eliminar
    2. Com certeza, existe uma razão para assim acontecer, são os porquês da vida (a ciência, por exemplo, não demonstra interesse nesse tipo de questionamento, pois prefere tentar saber como as coisas acontecem e não porquê as coisas acontecem).

      Outra questão importante é que este tipo de experiências desagradáveis é mais comuns do que se possa imaginar, e se a Fada abordar as pessoas na rua e investigar melhor este assunto, constatará que uma boa parte da população, durante algum período da sua vida, já teve pelo menos uma ou duas destas experiências de paralisia do sono… Será que foram todos magos negros? Mesmo assim, há indivíduos que são claramente mais atormentados do que outros…

      No entanto, concordo com o que diz, a Terra claramente não é o paraíso, ainda não é!

      Quanto ao Iluminismo, reafirmo que não trouxe só coisas boas, porque dentro deste movimento, apareceram vários pensadores e alguns desses pensadores (não todos) lançaram as sementes para tantas das coisas que a Fada hoje critica, houve a partir daí uma forte influência a nível cultural e que depois veio a dar forma a certos grupos e ideias, isto é História, e penso que quanto a isto não há grandes dúvidas… O que não significa que, por exemplo, não houvesse posições semelhantes antes do Iluminismo, mas na Europa, a partir daí as coisas levaram um forte impulso.

      Sobre a existência de pessoas que vendem serviços para prejudicar outros, isso é um facto, falta é saber se conseguem fazer tudo aquilo que prometem… Mas, mais uma vez, a bruxaria nada tem a ver com isto, penso que seria mais apropriado chamá-los de praticantes de magia negra, para aliviar um pouco a carga associada à palavra bruxaria…

      Eu não afirmo que a magia não funcione, mas se toda a gente pudesse fazer tudo o que lhe apetece, com ou sem magia, o mundo seria ainda mais caótico ao ponto do absurdo!

      Abraço.

      Eliminar
    3. Olá! :) tudo bem, por aqui, Holos! Felizmente.

      Não é punição aquilo que acontece de mau, pelo que fizemos em vidas passadas, é uma forma de atritar o ser humano, para que este chegue à conclusão, exatamente no que diz que não se pode fazer tudo aquilo que nos apetece, as pessoas é que vêm tudo como castigo e não como desafio... e no fundo é... não é? Há a Lei a seguir.
      Pelos vistos às vezes nem esse atrito é suficiente, e dou-lhe o exemplo de Stephen Hawking. Penso que não é preciso ir mais longe.
      Também é claro que todos estamos aqui na Terra para que nos aperfeiçoemos e como estamos num fim de período, os "alunos atrasados" irão ter e ficar para trás. Nem é bom para eles, nem para os que estão mais adiantados, continuarem juntos. Para esses atrasados as portas vão-se fechar. Quanto aos que estão a passar certos maus momentos nesta vida... não é para admirar. A Natureza está a colocá-los à prova. Continuo a achar que o Princípio Universal é a Harmonia. A Natureza destrói para construir mais perfeito ainda, daí que estejamos neste palco cénico a adquirir experiência.

      O que critico, como diz, no positivismo materialista, sempre confundido com iluminismo, é a ideologia que tentou fazer apagar a Centelha Divina do Homem. O comunismo ateísta, que sabemos muito bem de que raça saiu essa nova invenção dos tempos...

      Quanto aos resgates cármicos, sofrimentos e dor... só um exemplo: Quantas pessoas vê a caçar por desporto? A comprazer-se com um cachorro com meio metro de corrente amarrado a um muro? A comer animais até se empanturrar? É claro que não somos ainda santos, nem a Terra é ainda um paraíso... mas podemos todos tentar melhorar um pouco. Acho que vou deixar aqui a citação de Leonardo da Vinci, sobre os animais:

      "Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade."
      Porque de lá viemos... é a maldita ignorância que leva à barbárie contra seres indefesos.

      Entretanto sobre a Magia Negra, ou Branca, bruxaria e feitiçaria, creio que apesar de não ser reconhecida pela mesma ciência positivista e condenada à fogueira pelas religiões dogmáticas durante séculos deixo aqui as palavras de um Avatara, escritas em meados do séc. passado, sobre o assunto e eu tento seguir a Lei, pois o infringir a Lei, levou ao que estamos a presenciar hoje em dia:

      continua

      Eliminar
    4. "Há cerca de sete milhões de anos, no período Eoceno (da era terciária), houve uma grande convulsão vulcânica que destruiu quase toda a Lemúria, não subsistindo senão fragmentos, tais como a Austrália, Madagascar, a ilha da Páscoa etc. Nos meados da evolução da terceira raça ocorreram fortes variações climáticas que fizeram desaparecer os últimos vestígios da segunda, assim como os primeiros representantes da terceira.


      (...)Os homens da terceira raça possuíam corpos gigantescos, acompanhando fisicamente a evolução da Cadeia e de todos os seres dos demais reinos da natureza. Tinham que enfrentar animais monstruosos, tais como o pterodáctilos, dinossauros, megalossauros e outros do mesmo porte, comuns na era lemuriana. Apresentavam a fronte inclinada, o nariz achatado e o queixo proeminente. Predominava a cor avermelhada com variedades de tons. Os andróginos divinos eram da cor do ouro velho brilhante, com um fulgor que lhes provinha da própria Mônada na sua tríplice manifestação, atmânica, búdica e manásica.(...)

      Os princípios Atmã-Búdi-Manas, ou tríade superior, caracterizavam o estado de consciência da terceira raça e correspondiam aos impactos do fogo, ar e água. Aos sentidos preexistentes do tato e audição, somou-se, da maneira que tentamos resumir, o da visão. Os homens daquela raça pecaram, portanto, pela visão e pelo instinto, como era natural para a realização das experiências evolucionais.(...)


      Os lemurianos eram senhores de um poder psíquico fantástico, difícil de ser entendido pelo raciocínio de nossos dias. Tal poder lhes permitia obter tudo quanto desejassem no seu ambiente: um animal, um objeto, a rendição de um inimigo. Não era o mental, então nulo ou incipiente, que lhes dava tão grande força, mas o desenvolvimento psíquico ou “astral”, de origem superior e sabiamente dirigido pelos reis divinos.(...)

      Transposta essa primeira fase da evolução humana, tornou-se condenável o emprego de semelhantes forças ou “sidhis”. Excetuam-se os adeptos da Boa Lei, que só se utilizam desse poder para fins transcendentes, como, por exemplo, para construir ou reconstruir uma obra de caráter espiritualista ou para assinalar novas etapas evolucionais."

      A magia funciona conforme a evolução e a Vontade da pessoa que a opera e do estado psíquico daquele que podemos chamar vítima, ou o inverso... não sei se isto lhe responde á pergunta, Holos...

      De qualquer forma tudo tem uma causa e uma explicação, a questão é procurar, procurar e procurar.

      O Iluminismo como diz, vai dar novo impulso evolutivo com a entrada de Saturno em Março de 2017. A mesma conjunção de Astros que existiu em 1789...

      Um grande abraço.

      Eliminar
    5. Muito bem, Fada, fica registada a sua opinião sobre o tema.

      Apesar de preferir manter a prudência em relação a certas afirmações, não discordo de certas coisas que a Fada disse, principalmente em relação aos animais, acho que devemos ser exigentes no que diz respeito ao seu bem-estar e devemos também protegê-los de gente ignorante, como bem disse! E, como é evidente, por exemplo, pessoalmente, faz me uma certa confusão ver gente que caça por desporto, aliás penso que até já condenei isso num artigo anterior!

      Independentemente das possíveis consequências (kármicas ou não) dos nossos comportamentos, para mim, o mais importante é estimular e despertar uma certa sensibilidade nas pessoas, para que elas sejam capazes de sentir empatia em relação aos outros, para que haja algum respeito e uma certa conexão com as necessidades e problemas dos outros. Que o comportamento não seja apenas baseado no medo de uma possível “punição” futura, mas antes e principalmente que seja baseado num sentimento genuíno e numa incapacidade ou dificuldade em fazer mal aos outros, intencionalmente. Do género " não faço porque a minha consciência não permite".

      Quanto à magia (no seu aspecto ritualizado, etc), é um tema complexo mas que pode ser explorado, inclusivamente pela ciência (embora haja situações que podem não ser muito éticas…).

      Em relação ao positivismo, em teoria, segundo alguns, o positivismo nunca pretendeu defender ou assumir uma posição metafisica, neste caso, o materialismo, mas, na prática, é apenas uma forma dissimulada de materialismo, na minha opinião. O positivismo, na sua forma original, já foi criticado, inclusivamente por filósofos da ciência como Popper, ou seja, as pessoas já não encaram o positivismo da mesma maneira hoje, mas é verdade que deixou fortes influências até aos nossos dias! Mas as bases começaram a ser lançadas antes do positivismo.

      Quanto ao comunismo, contém boas ideias, tenho de admitir, apesar do materialismo e de outras ideias com as quais não concordo. Mas acredito que partimos para uma sociedade com alguns aspectos semelhantes ao comunismo (de lembrar que o verdadeiro comunismo nunca existiu!)

      Abraço.

      Eliminar