terça-feira, 26 de agosto de 2014

Humor

Atenção porque muitas vezes o humor serve para propagar e disseminar ideias cruéis e preconceituosas. Certas coisas são manifestações de preconceito, generalizações e faltas de respeito, por mais naturais e ingénuas que possam parecer aos olhos de alguns…

Surge disfarçado de humor, mas é algo perverso, capaz de fazer estragos, e encerra grande irresponsabilidade, e não faltam exemplos por aí. O humor é saudável, pode ter uma força fantástica, pode até ser uma arma inteligente e possui aspectos positivos, mas há também o outro lado, o lado daqueles que não reflectem sobre as coisas que dizem e as suas consequências… (mas há também aqueles que, conscientemente, sabem muito bem o que estão a fazer, pois têm um plano mais ou menos definido…).

Alguns podem até pensar que tudo isto que acabei de dizer não faz qualquer sentido e talvez também pensem que eu seria a favor de uma espécie de censura em relação a determinado tipo de humor e certos temas. Errado! Não defendo proibições nem pretendo censurar nada. Apenas convido à reflexão!

Não vou entrar em pormenores acerca das situações dignas de serem aceitáveis e inaceitáveis. Isso fica ao critério de cada um. Eu tenho as minhas ideias e cada um tem o seu próprio ponto de vista. Cada um é livre para dizer o que quiser, da mesma forma que cada um é livre para não gostar de certas coisas e, nesse caso, só porque algo é visto como natural ou normal, não somos obrigados a aplaudir! (aliás não é só em relação ao humor, mas também no que diz respeito a outras situações e “modas”/comportamentos). Há quem pense que não deve haver limites para o humor, mas talvez às vezes seja bom colocarmo-nos no lugar do outro (ou dos outros) e sermos conscientes daquilo que fazemos e dizemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário