quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que é a Realidade?


A Inteligência, para além de não ser imutável, às vezes também pode ser algo difícil de definir, pois existem muitos tipos de inteligência e seguramente é algo que não pode estar limitado a um simples teste (como por exemplo, o teste de QI- que também tem sido alvo de algumas críticas) ou nota escolar.

Mas, tal como a inteligência, a realidade também pode ser algo difícil de definir. Para além disso, quando falamos da realidade, não podemos deixar de falar da consciência.

No que diz respeito à consciência, parece haver três perspectivas:

1- A consciência é o resultado da actividade cerebral, é um mero produto da mesma e apenas o material existe (uma visão mecanicista);

2- Existem duas coisas distintas: a matéria e a consciência. A consciência, embora se possa ligar à matéria, é de natureza completamente distinta desta (dualismo);

3- Apenas a consciência existe e aquilo a que chamamos matéria (ou realidade material) é apenas uma mera projecção realizada pela consciência e, dependendo de vários factores, a realidade pode ser percepcionada de várias maneiras e umas são mais ilusórias do que outras. Portanto, é o nosso corpo que está dentro da nossa consciência e não o contrário.

Sem querer estar a defender esta ou aquela perspectiva e sem querer estar a entrar em conceitos filosóficos/científicos muito complicados citando este ou aquele autor, o que parece ser verdade é que aquilo que percebemos como realidade material (inclusivamente o nosso próprio corpo) é o resultado da interpretação de estímulos sensoriais, ou seja, somos nós que damos forma à realidade exterior e, no caso de ela existir por si própria, torna-se sempre difícil saber se aquilo que existe lá fora é exactamente como o percepcionamos e em muitos casos, olhando mais de perto, aquilo que parece sólido, afinal não é assim tão sólido!

Uma coisa que podemos constatar é que não podemos separar completamente a realidade exterior do mundo interior, ou seja, embora possamos estar conscientes de algo, esse algo existe sempre dentro da nossa consciência.

Por outro lado, poderão também existir vários níveis de realidade e o que parece ser real e evidente para uns, poderá não ser tão real para outros. Numa determinada perspectiva, se todos concordam que algo é real, então será real… Mas, imaginando outras possibilidades, poderão existir diferentes níveis de consciência, consciências, afinidades e formas de ver a realidade. E, embora possamos partir do princípio de que, neste mundo, todos mais ou menos vemos a realidade da mesma maneira (embora de certo modo, nem sempre seja assim!), noutras dimensões, mundos e formas de existência que possam existir, a realidade pode ser vista de uma maneira muito diferente da nossa…     

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Danny! Às vezes as ideias aparecem na nossa cabeça e nós só temos o trabalho de escrever e não acontece sempre quando queremos,acontece quando a "antena" está afinada. :)
      De qualquer forma, não havendo aqui grandes novidades, também foi um pouco baseado naquele assunto que nós sabemos...uma certa inspiração veio daí.
      Fico à espera de novas publicações tuas! ;)

      Eliminar