sábado, 12 de janeiro de 2013

Profetas da Ficção Científica


Assim como certas lendas e mitos antigos não devem ser totalmente descartados, as histórias da ficção científica também poderão ter a sua importância.   

A ficção científica por vezes consegue ser profética e, embora muitas vezes seja posta de parte porque parece descrever fantasias pouco realistas, ela já influenciou e inspirou muitas pessoas a concretizarem coisas iguais ou semelhantes àquelas que são descritas nas histórias. Por isso, para além de muitas vezes levantar questões filosóficas e éticas importantes, parece também ter a capacidade de ser profética em certo sentido. Às vezes dá quase a sensação de que o escritor ou a pessoa que criou um determinado cenário está de alguma forma a ter acesso a uma espécie de biblioteca ou sítio onde estão armazenadas ou registadas todas as informações e acontecimentos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão neste Universo (ou noutro universo paralelo). Mesmo que por vezes seja só um vislumbre.

Noutras ocasiões, a ficção científica é acusada de ser a responsável por alegações de avistamentos de seres e objectos voadores que parecem vir de outro mundo. Segundo algumas pessoas, a ficção influencia certas mentes e leva-as a experienciar fantasias, falsas interpretações e percepções das coisas. Em muitos casos, esta afirmação poderá até ter uma certa lógica, mas não será que o contrário também acontece? Ou seja, não serão reais certas experiências e avistamentos? E as mesmas não influenciaram as histórias da ficção científica? A resposta parece-me clara!

Esta série fala sobre os visionários da ficção científica e nestes episódios podemos conhecer um pouco do trabalho de Arthur C. Clarke e Júlio Verne. 











Sem comentários:

Enviar um comentário