quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Espectros, Fantasmas e Afins

Fantasma, segundo a crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa ou animal falecido que poderá manifestar-se de uma forma visível (aparição) ou através de outro tipo de manifestações.

O fantasma é muitas vezes descrito como uma entidade solitária que assombra um determinado local (e não só) onde provavelmente viveu. No entanto, já foram relatadas aparições de objectos enormes (por exemplo, barcos) e de um grande número de pessoas que, devido a determinadas circunstâncias trágicas, faleceram juntas.

É importante também salientar que muitas vezes são descritas aparições de entidades estranhas (nem sempre amigáveis) que parecem ser não-humanas e, segundo algumas pessoas, são habitantes do chamado plano astral. *

Quanto ao fenómeno, penso que ele é real e não faz sentido afirmar que tudo se resume a explicações naturais e psicológicas, embora, e em certos casos, não seja de descartar essa hipótese. Excluindo as explicações naturais, penso que o fenómeno poderá ter não uma, mas várias explicações paranormais, sendo que muitas vezes torna-se claro que algo ou alguém interage com a nossa realidade material.

Este tipo de experiências é quase tão antigo quanto o próprio ser humano e poderão surgir associadas a outros fenómenos como o EVP (“electronic voice phenomena”- são sons capturados através de um gravador e que se assemelham a palavras) e a mediunidade (que me parece ser outro fenómeno bem real e não imaginário. Acredito na mediunidade, mas não acredito em todos os médiuns. Com isto quero dizer que nem toda a gente é o que diz ser e nem toda a gente possui realmente características surpreendentes e aqueles que as possuem não abundam. É necessário ter alguma cautela e, para além de muitas vezes essas comunicações passarem por um filtro que envolve preconceitos e doutrinas pessoais que fazem com que a mensagem não chegue de uma forma mais pura, digamos assim, também poderíamos dizer que, uma vez que quase ninguém tem total controlo sobre essas características, elas não poderão ser usadas da mesma maneira em todas as circunstâncias e muitas vezes não dependem da simples vontade de usá-las em determinado momento, ou seja, nem sempre estão disponíveis quando e como queremos).

Podemos dizer que este tipo de fenómenos são interessantes e mais reais do que aquilo que algumas pessoas possam pensar, mas, devido à sua natureza e às nossas capacidades actuais, nem sempre são fáceis de abordar e entender.





* Em relação a este ponto, sei que muitas pessoas, por várias razões, mostram curiosidade e ânsia em comunicar com estes planos ou dimensões, mas é necessário cuidado, pois muitas pessoas escolhem métodos errados (como o tabuleiro de Ouija), métodos que podem ser perigosos, têm dado valentes sustos a algumas pessoas e transformado para pior a vida de outras pessoas.

Muitos referem que existem outras explicações e que estão relacionadas com o efeito ideomotor, o inconsciente da pessoa (ou pessoas envolvidas na sessão) e com facto de algumas pessoas serem mais sugestionáveis ou terem determinadas características psicológicas que as tornam mais vulneráveis. O facto é que o indicador de madeira ou copo (em algumas versões) ganha vida própria e em certas situações são descritos outros fenómenos estranhos na sala. Penso que não podemos descartar a hipótese mais sobrenatural e, uma vez que há pessoas com mais sensibilidade do que outras, é necessário cautela, pois estamos a abrir uma porta e não sabemos o que poderá entrar por ela.










Programa com testemunho e debate : http://www.mitele.es/programas-tv/cuarto-milenio/temporada-7/programa-245/



Sem comentários:

Enviar um comentário