segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Era uma vez o lobo mau, os papões e a "pedestalização"

Quando a saúde por vezes passa a ser apenas um negócio!

As ligações de alguns profissionais de saúde com os laboratórios farmacêuticos já é um tema sobejamente conhecido e tivemos alguns casos que vieram confirmar essa situação e daí muitos desses profissionais protestarem contra certas mudanças que foram feitas a nível das regras de prescrição de medicamentos (usando muitas vezes argumentos desesperados que não fazem qualquer sentido. Argumentos destinados a iludir as pessoas em relação às verdadeiras razões que motivaram essa postura de protesto…).

Quanto aos grandes laboratórios farmacêuticos, já todos sabemos que só vêem o lucro à frente e, para além de várias reportagens e documentários que mostraram as habilidades e corrupção destas empresas, tivemos também inclusivamente há pouco tempo as declarações de um Nobel da medicina que vieram confirmar as verdadeiras intenções e motivações destes laboratórios (no fundo, foi chover no molhado).

E agora nesta reportagem emitida há poucos dias aparece uma situação lamentável que envolve fraudes (não é a única…) e que demonstra a mentalidade mercenária que tem estado presente na área da saúde. E, com a excepção de alguns pormenores relativos à fraude (não estamos a falar da velha cunha que todos criticam mas que todos já meteram, mas sim de roubar dinheiro a quem já pouco tem), convém dizer que o assunto da reportagem também não constitui nenhuma grande novidade ou surpresa, porque estas coisas sempre aconteceram…


Na minha opinião, sem querer fazer generalizações abusivas (pois não seriam justas), penso que existem muitos profissionais de saúde que não mereciam exercer a sua profissão e não me baseio apenas em aspectos relacionados com a ganância… (tenho a certeza de que o leitor, sendo perspicaz, entenderá facilmente o que eu quero dizer!). E assim como acontece noutras áreas da sociedade, infelizmente às vezes as pessoas perdem-se em armadilhas e situações tentadoras (e aqui falo de todo o espectro, falo de todas as profissões desta área, embora seja mais notório numas do que noutras). Talvez não tenham a culpa toda ou talvez tenham. A verdade é que o sistema montado facilita muitas destas coisas e quando a sociedade se lembra de “pedestalizar” uns em detrimento de outros, normalmente colhe os frutos (maus) mais tarde. Temos de proporcionar boas condições para que as pessoas possam fazer o seu trabalho com qualidade e muito mais poderia ser feito nesse sentido, mas nada de pedestais! 


Sem comentários:

Enviar um comentário