domingo, 24 de novembro de 2013

Entrelaçamento Quântico

Ainda dentro do tema da mecânica quântica (que foi tocado numa publicação anterior), surge o entrelaçamento quântico e as experiências que se têm realizado sobre o mesmo. Tal como outros fenómenos que ocorrem no mundo das partículas subatómicas (por acaso, nunca vi nenhuma!), o entrelaçamento quântico é algo que nos parece estranho e fantástico ao mesmo tempo (talvez não tão estranho quanto a ideia de crescimento económico esticado até ao infinito que, para além de ser insustentável, anda na boca de toda a gente, assim como outras tretas propagandísticas que por aí circulam).

Têm sido realizadas experiências interessantes que nos levam até outros patamares: estamos a falar inclusivamente de experiências realizadas com células e também entre cérebros (ou, se preferirem, entre mentes).

Segundo alguns, tudo isto pode ajudar-nos a explicar fenómenos como a telepatia e tantos outros. Para além disso, as consequências e implicações podem ser profundas porque são novas perspectivas que se abrem e é um novo entendimento acerca da realidade e da consciência. E, curiosamente, apesar desta importância, verificamos um silêncio enorme por parte da comunicação social mais convencional (ou então tenho andado distraído… É sempre complicado seguir, por exemplo, telejornais, às vezes não há paciência para levar com aquilo tudo… E depois temos também a publicidade com as suas habilidades e truques de neuromarketing. E, como se já não bastasse, há também aqueles programas para entupir a mioleira. Se não fosse a variedade de canais e opções a nível de programas, nem valia a pena ligar a televisão!)




  


Sem comentários:

Enviar um comentário