domingo, 1 de setembro de 2013

Percepção Extra-sensorial e Telecinesia

Percepção extra-sensorial (PES), na perspectiva da parapsicologia, é a faculdade ou capacidade de percepcionar, entre outras coisas, eventos, fenómenos, objectos e pessoas, sem recorrer aos órgãos dos sentidos convencionais.

É dito que estas são capacidades que todos nós possuímos, mas, por alguma razão, certas pessoas têm-nas mais desenvolvidas. Essas pessoas são chamadas de sensitivas.

Alguns exemplos deste tipo de faculdades são: clarividência, telepatia, precognição, psicometria, etc.

Para além destes fenómenos (PES), temos também a telecinesia que é a capacidade de mover objectos apenas com a mente. É, de facto, algo que é difícil de acreditar e, em princípio, diríamos que é impossível, mas talvez não seja!

A telecinesia espontânea tem surgido como explicação para o fenómeno poltergeist, mas não é um tema muito fácil…

Um dos casos mais famosos de telecinesia foi o da russa Nina Kulagina que chegou a ser estudada por vários cientistas que confirmaram o seu dom, mas há quem desconfie seriamente deste caso. (existem outros casos, inclusivamente no oriente).

As investigações realizadas nesta área começaram já há muitos anos. J.B. Rhine foi um dos primeiros a estudar em laboratório este tipo de fenómenos. Mas, desde esse tempo, muitas mais experiências foram realizadas!

Há muitos argumentos que colocam em causa estas experiências, mas segundo algumas fontes, muitos desses experimentos já foram repetidos e deram os mesmos resultados positivos (a reprodutibilidade é um dos dogmas científicos), ao contrário do que os críticos dizem, por isso há aqui uma grande confusão e polémica. No entanto, há quem defenda que nem tudo pode ser provado sob condições científicas rigorosas devido às características e particularidades de alguns desses fenómenos.

Embora estes fenómenos sejam rejeitados pela comunidade científica, sabemos que foram explorados por outras instituições ou entidades, principalmente no âmbito militar!

Na minha opinião, alguns destes fenómenos são reais e não são tão raros como se possa pensar. Já outros talvez sejam mais raros e difíceis de abordar.


Exemplos de alguns estudos publicados nesta área: 

http://neodualista.blogspot.pt/2013/05/base-de-dados-de-artigos-sobre.html




Achei o seguinte documentário bastante tendencioso e, vindo deste canal de televisão, é algo que não me surpreende demasiado. Mas, mesmo assim, decidi publicar porque tem coisas interessantes:










2 comentários:

  1. A telecinese é realmente um fenómeno incrível. Basicamente há dois tipos: a micro e a macro telecinese. Há muitas provas da micro, nomeadamente estudos feitos com geradores de numeros aleatórios (o mais interessante é o Global Consciousness Project). A macro já é mais controversa, embora existam várias pessoas que afirmam ter a capacidade de mover objetos com a mente. Neste video https://www.youtube.com/watch?v=LNeecBGOlWs podemos ver uma destas pessoas. Não meto as mãos no fogo por ninguém, mas o facto de ocorrer uma mudança de atividade gama brutal no eletroencefalograma no momento em que move o objeto é muito intrigante!

    ResponderEliminar
  2. De vez em quando tenho sonhos em que estou a usar telecinesia e estes sonhos aparecem do nada, ou seja, nos dias que antecedem o sonho não pensei nem estive exposto ao tema. Estranho,talvez um dia eu chegue lá! :)
    Acredito que isto possa ser real, mas também há os tais truques de magia...
    Obrigado pelo video, é uma boa série. Acho que não vi este episódio!

    ResponderEliminar