sábado, 28 de setembro de 2013

OVNIs no Porto Canal

Um programa dedicado ao tema dos OVNIs e que foi recentemente transmitido pelo Porto Canal. De vez em quando, a comunicação social lá nos surpreende, mas não de forma total! O programa não acrescenta nada de muito novo: os mesmos entrevistados do costume e os mesmos casos do costume.

Quanto aos entrevistados, alguns já têm trabalho reconhecido feito nesta área, mas dá a impressão de que deixaram de investigar novos casos, pois prendem-se demasiado ao passado! Também podemos verificar que alguns destes entrevistados (não todos) protegem-se demasiado por detrás de uma postura de “objectivamente científico” e acho que deviam dizer abertamente o que sentem em relação ao tema. No entanto, compreendo esta atitude porque alguns têm carreiras académicas e já sabemos como estas coisas funcionam… Precisamos de pessoas que não tenham nada a perder. Precisamos de pessoas que não tenham medo de dizer o que sentem! Na minha opinião, isso não põe em causa a seriedade do investigador!

Sabemos que existem novos relatos de avistamentos e, apesar de recentemente um deles ter sido publicado num jornal online, a comunicação social geralmente não dá notícias desses novos casos. E, por exemplo, podemos encontrar testemunhos aqui http://ufoportugal.blogspot.pt . É evidente que há coisas que podem ter uma explicação simples e é necessária uma certa filtragem, mas também existem situações que são mais difíceis de explicar!

Na minha opinião, o problema é que não temos jornalismo especializado nesta área e, por isso, quando não existe sensacionalismo nem preconceito, as reportagens sabem sempre a pouco! Para além disso, a investigação no terreno e a investigação propriamente dita é praticamente inexistente!

Apesar de tudo isto, penso que vale a pena ver o programa porque, aqui e ali, há opiniões e informações importantes.

Mas há questões que permanecem sem resposta: Quem são os visitantes? Que tipo de relação têm vindo a estabelecer connosco ao longo do tempo? Serão realmente visitantes? Serão de fora ou de dentro? Terão criado ou disseminado a vida na Terra? Se a vida na Terra chegou de fora, terá chegado nalgum cometa ou asteróide ou houve aqui o dedo de alguém? Poderão estes seres ter respostas para as nossas questões mais importantes? Saberão os segredos do Universo? Serão estes visitantes uma versão humana futura? Eles interferem na nossa evolução enquanto espécie? Interferem nos nossos assuntos? Porque não se revelam? Terão alguma intenção específica? Serão benevolentes?

Todas estas questões permanecem sem resposta para a maior parte de nós. Estamos diante de um autêntico mistério!


   




Sem comentários:

Enviar um comentário