segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dimensões

O que são dimensões?

Já por várias vezes usei aqui a palavra dimensão para me referir a outros planos de existência, aquilo que alguns chamam de planos astrais, espirituais, reinos, etc. Mas convém realçar que todas estas palavras não devem ser entendidas no seu sentido literal. Por exemplo, quando espiritualistas (para utilizar um termo que seja o mais abrangente possível) usam a palavra fluído torna-se necessário salientar que estes conceitos nada têm a ver com os conceitos das ciências naturais e, por isso, podem ser entendidos apenas como uma espécie de metáforas. De facto, o conceito de dimensão usado pelos físicos e matemáticos é diferente daquele que é usado pelo esoterismo. São apenas palavras digamos emprestadas mas que descrevem realidades distintas. A palestra abaixo aborda estas questões, que muitas vezes são motivo de confusão e conflitos entre a ciência e, por exemplo, o esoterismo. O palestrante mostra-nos também a sua perspectiva, entendimento e teoria sobre o Universo, a natureza da realidade e a origem das entidades denominadas de extraterrestres.

Nota: Existem algumas actualizações de novos comentários a alguns artigos. São textos que complementam e acrescentam mais informações e análises aos artigos principais. Prefiro fazer as coisas desta maneira, para evitar a criação de novos artigos que falam sempre sobre os mesmos temas. Por isso, quem estiver interessado, então pode rever e ler as novidades.
 
Queria também salientar que não pretendo agradar ninguém (nenhum grupo em particular), não tenho absolutamente nada a ganhar com as coisas que escrevo. O que eu escrevo (e publico) não é para o leitor acreditar, é para o leitor questionar, reflectir e verificar se tem ou não tem alguma base e sentido.
 


12 comentários:

  1. Olá Holos. Ouvi um pouco do vídeo... aos saltinhos, mas foi divertido! :))

    Para ajudar às percepções e ideias, (pois o Universo é mesmo isso, sendo a Consciência a constante, o Espaço/Tempo dá-nos o sentido de foco nesta realidade... Sim, porque os cinco sentidos existem para promover apenas um, o sentido de FOCO, uma vez que o Universo é um Holograma... não será, Holos?! :)) onde nós somos a constante e os Espaço/Tempo passa através de nós, daí a palavra "persona" , "pessoa" - soa através) Deixo aqui dois vídeos do meu Bem Amado Kryon, como disse, para ajudar às ideias e percepções:


    https://www.youtube.com/watch?v=4Pb5JXuMDaA&feature=share

    https://www.youtube.com/watch?v=nFSgJNTdq5U&t=23s

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Fada, não tenho bem a certeza se entendi o seu comentário porque ocorre-me várias interpretações na minha mente…

    Quanto ao holograma, é verdade que há pouco tempo apareceu aí uma teoria defendida por alguns físicos e que afirmava que o nosso Universo seria um holograma ou, melhor dizendo, similar a um holograma. Mas penso que o seu comentário não está relacionado especificamente com essa teoria.

    Tentando responder à sua pergunta, diria que uma das características de um holograma é o facto de cada parte conter a informação do todo, por isso se o Universo for semelhante nesse sentido, então essa é uma ideia que não me causa estranheza. E pode ser que essa tal pessoa, essa persona (máscara) seja o resultado de um processo de dissociação de uma única mente.

    Rejeitando a crença num materialismo ou fisicalismo pois, na minha opinião, este não faz qualquer sentido, também acredito que a consciência é primordial. O ponto de partida é a consciência porque todas as vivências, experiências e inferências que fazemos sobre o mundo têm lugar na consciência, ninguém vive fora dela! Por isso é perfeitamente compreensível que haja diferentes estados de consciência que oferecem diferentes perspectivas, diferentes percepções da realidade. Outras formas de existência, outras consciências diferentes da nossa, e outros estados de consciência que envolvem uma expansão da mesma (pelos quais nós podemos passar), tendo um outro ponto de vista, podem encarar como ilusória a nossa percepção comum do Universo, tal como um holograma é ilusório porque na verdade tudo está numa superfície 2D. Mas mesmo que não seja possível de momento recorrer a determinadas experiências nem a outros estados de consciência, racionalmente e dentro deste estado partilhado por todos aqui em geral, podemos pensar sobre muita coisa, na tentativa de discernir (e isso já tem sido feito).

    Em relação ao artigo e ao vídeo que eu publiquei, queria dizer que, do meu ponto de vista, a ideia de universos paralelos e de um multiverso (uma das interpretações da mecânica quântica) é diferente da ideia de, por exemplo, vários planos de existência, as tais “dimensões” ou níveis propostos pelo palestrante no final do vídeo. Podem até ter aspectos à partida semelhantes mas parecem ser realidades e conceitos diferentes. Quanto aos ETs, a hipótese interdimensional continua sendo uma das possibilidades para explicar o fenómeno (ou uma parte dele).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para complementar o meu comentário anterior, vou deixar aqui ficar um vídeo que fala sobre planos da existência. Esta ideia de vários planos apresentada no vídeo ( que não é exclusiva do hinduísmo), apesar de não me parecer exactamente igual, tem fortes semelhanças com os níveis e planos apresentados por Laércio Fonseca na palestra que publiquei. Mas ambas são distintas da teoria dos universos paralelos. Aqui, na minha opinião, não deve haver confusões.

      https://www.youtube.com/watch?v=suyA_dP1clU

      Eliminar
    2. Os estudos comparativos, em qualquer área, quer seja entre áreas iguais ou diferentes, são sempre importantes. Quanto às conclusões, especialmente nalguns casos, que cada um tire as suas próprias conclusões.

      Eliminar
  3. Olá Holos! :)) Desculpe.... o meu comentário foi no sentido de que já conhecia esse senhor que aí está, a expor as suas ideias e sempre o achei muito engraçado, mas por outro lado, ele dá bastante que fazer ao intelecto e é esse intelecto que se não for parado, dará simplesmente em algo como a Inteligência Artificial, porque o intelecto bloqueia a Intuição se não for controlado pela nossa vontade... e eu acho piada à forma como ele tenta explicar o que é no fundo, bastante simples.

    Sim, o Universo é um Holograma e tenho a certeza, ainda mais depois do seu comentário que o seu "nickname" não é por acaso, sendo que nada é por acaso no Universo. Esses cientistas quânticos estão na linha da frente para ensinar algo que os metafísicos sempre souberam. Na minha perspectiva, dimensões e realidades paralelas, se não são a mesma coisa, no mínimo entrelaçam-se, porque tanto o Holos como eu, como todos os humanos... não somos seres únicos. Imagine o Criador Em Si, na Terra!... pulverizaria o próprio Sistema Solar, já para não falar do Planeta. Qualquer um de nós aqui nesta dimensão, tem mais doze Aspectos... isto é realmente difícil de fazer entender... O Nosso Eu Divino é quem está a ligar esses 12 Aspectos e depois, estamos constantemente a criar Aspectos em outras Dimensões e/ou realidades paralelas, como as dos sonhos, vidas passadas e futuras, dos reinos Angélicos ou dos reinos vizinhos da Terra. Como dizia o Mestre JHS: nada cai fora do Universo, só que ainda não temos ideia do nosso poder...

    E sim, pelo que entendo e na minha perspectiva, poucos sabem definir energia, se é que alguém sabe. A Energia foi criada pela Consciência, quando passamos a Muralha de Fogo e nos vimos no nada, no Abismo. Na ânsia de voltar "para casa" criamos Energia. Essa ânsia, essa Paixão, começou a movimentar energia de início Pura, Neutra... o Akasha (termo Hindu), para depois se dividir em positiva/eléctrica/masculina e negativa/magnética/feminina. É esse Akasha, ou Nova Energia que está a entrar na Terra e quem não está preparado simplesmente começa a passar um mau bocado, como se vê.

    Quanto a Universos paralelos ou outros estado de existência e consciência, na minha forma de ver as coisas, estão interligados. Tudo no Universo está interligado e quanto mais tentamos separar, menos simples e mais confuso se torna. Esse é o trabalho do intelecto, separar e analisar, mas a sua extensão é a IA, embora Jim Self explique no vídeo abaixo, que vou deixar, que a IA já possui intuição, para mim, um Atributo Divino. Deixarei ainda um vídeo sobre aspectologia. Como Shaumbra, não tenho a mínima intenção de dissecar as coisas intelectualmente e sim, nós somos o Fractal de Um Holograma, nós somos um Fractal de Deus Criador, com permissão para sermos Criadores Autónomos.

    Adamus e Tobias, este ultimo já reencarnado na Terra, nos EUA como Sam e uma luzes sobre a aspectologia

    https://www.youtube.com/watch?v=v_TceKVOv-Y

    https://www.youtube.com/watch?v=PUtYmQRdV80&feature=share

    Adamus sobre a AI ou IA a partir do minuto 18 e de como temos de a destruir... este vídeo é de Julho deste ano:
    https://www.youtube.com/watch?v=SjV3yLdmh7Q&feature=share


    Adamus sobre a mente, emoções, sentimentos... e muito mais:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a IA, sei que existem muitas opiniões divergentes sobre o tema. Também existe muito medo da Inteligência artificial, demasiado pessimismo, mas tenho sérias dúvidas de que venha a acontecer exactamente como na ficção científica. Penso que o problema está mais no programador do que na máquina e até acho que é uma bênção (aliás a tecnologia e a IA que temos hoje em dia já ajuda imenso e facilita-nos a vida) porque tem o potencial de libertar-nos da escravidão do trabalho e isso é um bem pois teremos mais tempo livre para nos dedicarmos a outras coisas. É tudo uma questão de mentalidades e de organizar a sociedade de uma outra maneira.

      Quanto aos físicos (quânticos e não quânticos) e aos metafísicos, olhe que uma grande parte deles (principalmente muitos daqueles que aparecem em programas televisivos) rejeita ideias iguais ou semelhantes às da Fada. Estes físicos também desprezariam e não considerariam credível muita da informação e ideias publicadas por mim neste blogue. Aliás, ao abraçarem a teoria de universos paralelos (que não deixa de ser muito interessante), eles põem de parte outros cenários que poderiam pôr em causa a sua mundivisão. Segundo estes físicos, a ideia de universos paralelos faz mais sentido do que outras e, a meu ver, ao mesmo tempo afasta-os de ontologias indesejáveis e desconfortáveis, que são antagónicas a certos dogmas da ciência. Aquilo que eles fazem é tentar adaptar a informação que recolhem e encaixá-la dentro do seu paradigma, dentro da sua caixinha. Independentemente das interpretações e da física teórica, a mecânica quântica foi importante para a nossa tecnologia (é o seu sentido mais prático). Não é uma área que eu domine, mas foi esta a ideia e a compreensão com que fiquei. É uma área que merece ser explorada mais em pormenor em futuras leituras.

      Tanto quanto sei, não existem quaisquer evidências da existência de universos paralelos. No entanto, muita gente acredita e divulga estas teorias e, ao mesmo tempo, desprezam e ridicularizam os fenómenos apelidados de paranormais e de psi. Se se queixam da ausência de evidências em relação a estes últimos (o que é coisa discutível) e depois divulgam estas teorias da física, então verificamos aqui duplo critério e incoerência.

      Em relação à intuição, eu entendo o que a Fada quer dizer. É uma ideia que é muito falada, muito usada nestes âmbitos do espiritual, é muito comum. Contudo, não deixa de ser um tema que dava pano para mangas a vários níveis, inclusivamente em relação a aspectos normalmente pouco discutidos. É um tema que está também muito ligado a filosofias orientais principalmente, mas não só.

      Tal como fica patente através deste blogue, queria dizer que não retiro valor a certas experiências e vivências pessoais. As vivências interiores, as experiências pessoais, as percepções extra-sensoriais, assim como outro tipo de experiências e relatos incomuns são para estudar e valorizar. Algumas talvez não sejam tão incomuns como se possa pensar mas são pouco faladas e talvez de certa forma reprimidas.

      Eliminar
    2. Não sei se vou conseguir passar correctamente o meu pensamento mas sejam intuições, impressões, percepções, visões, seja qual for o tipo de experiência que alguém tenha, por mais certeiras e verdadeiras que possam ser em relação a certo tipo de assuntos, elas ganham mais força quando são transmitidas sempre dentro de um contexto, quando são enquadradas e abordadas de uma determinada maneira, por isso é que se fazem estudos e se junta informação, tenta-se discernir no meio de tanta coisa. Eu posso até tentar criar condições ou ensinar para que outros tenham impressões semelhantes às minhas, mas nada é garantido! Costumo dizer também que certas experiências podem ser provocadas mas não se podem comprar no supermercado, as coisas não são assim, e cada pessoa é uma pessoa. Para além disso, tendo em conta as limitações de cada um, tendo em conta a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos, são sempre bem-vindas evidências, argumentos e raciocínios que nos ajudem: a reforçar certas ideias; a descobrir ou redescobrir outras; e a dar suporte a certas experiências.

      Apresento-me nestas páginas como um mero investigador, apenas isso. Partilho informação e ideias, prestei um serviço, por mais pequeno que tenha sido. As impressões ou intuições que eu possa ter são minhas, posso até partilhá-las mas isoladamente não têm a mesma força. E existem algumas ideias e opiniões pessoais que guardo para mim para não influenciar demasiado os outros (mesmo assim, se fosse hoje, confesso que se calhar teria abordado certos assuntos de forma diferente e teria também modificado alguns tópicos). Por isso apenas posso apresentar argumentos e pensamentos e informação e as pessoas depois fazem o que quiserem com isso. Obviamente uso todas as ferramentas à minha disposição. Devo dizer que não tenho nenhum conhecimento especial e as experiências pessoais que tive guardo-as para mim porque entendo que não são suficientemente relevantes neste contexto nem acrescentariam muito à informação que já existe, até porque não estou aqui para falar muito da minha vida pessoal, não é esse o foco. Não sou mestre de nada nem discípulo de ninguém, não dou lições a ninguém e os meus objectivos de vida são neste momento coisas muito simples e normais. Também não quero que ninguém acredite em mim, por isso quem ler este blogue, faça o favor de verificar e confirmar sempre tudo o que eu digo, da maneira que quiserem.

      Queria também dizer o seguinte: isto pode acontecer a toda a gente (eu próprio já me equivoquei e poderá voltar a acontecer), mas posso dizer que já vi muito boa gente a digamos espalhar-se no chão redondamente, principalmente aqueles que acham que nunca devem: pensar sobre as coisas; investigá-las; confirmar se determinada ideia está ou não de acordo com os factos e as fontes (e muitas não estão); comparar diferentes teorias e ideias; estabelecer distinções entre conceitos; dar e procurar definições sobre as coisas; reflectir e analisar da maneira que quiserem. Tudo isto dá trabalho. O excessivo apego a doutrinas e a escolas pode também ser um problema, na minha opinião, mas entendo que também podem existir vantagens quando pertencemos a um grupo ou partilhamos ideias semelhantes, embora haja sempre o risco de prejudicar a nossa individualidade e de se gerar aquilo que eu chamo de “mentalidade de borrego”. E noto que nesta área da religião, das conspirações, do esotérico e afins, existe muita presunção (não estou a dizer que é o seu caso, note bem), tenho de ser sincero e dizê-lo. São áreas frutíferas no que toca a “espalhamentos” no chão, conclusões precipitadas, misturas indevidas e outro tipo de atitudes. Posso até estar enganado, vejo muita gente a falar mas tenho para mim que aqueles que realmente sabem algo (e alguns provam devidamente e a esses eu tiro o chapéu), para além de apresentarem convicções, eles também têm dúvidas ou então confessam que possuem informação com algum grau de limitação.

      Eliminar
    3. Devemos pensar, sim, principalmente por exemplo quando existem convicções e versões que são antagónicas, incompatíveis, quando ambas dizem ser as possuidoras da verdade. Isto é um sinal para reflexão, deveria ser! Podemos não conseguir todas as respostas, por alguma razão, com ou sem intuição, teremos talvez de aceitar isso. Não temos de ser escravos da nossa mente pensante, racional, é verdade, um desequilíbrio entre hemisférios, são os tais excessos que não deixam espaço para mais nada e muitas vezes não levam a lado nenhum; também o incessante desejo de respostas que uma vez alcançadas são logo de imediato seguidas de mais perguntas num ciclo vicioso; o uso de uma lógica e de uma linguagem que pode não servir para descrever adequadamente outras realidades e experiências; o erro de perder a visão holística das coisas, de não conseguir vê-las dentro de um contexto onde existe interdependência, como um grande ecossistema (e neste sentido as mentalidades já melhoraram bastante), o erro de não integrar, de separar as coisas em gavetas e não fazê-las comunicar entre si, o erro de não ver um assunto sob vários aspectos ao mesmo tempo, porque é preciso ver o todo, ver por inteiro (o tal holos); a obsessão de controlar demasiado certos aspectos, na “dose” errada, a rigidez, a teimosia, ou então não esperar pelo momento certo, a perda da fluidez, da espontaneidade; etc, etc. Dito isto, devemos também reconhecer as nossas limitações e saber que existe espaço para tudo. Seja intuição, desejo, instinto, razão, lógica, pensamento, outras percepções, ou outro aspecto qualquer, tudo se mistura dentro da nossa consciência, tudo são ferramentas dentro de um saco e devem ser usadas de acordo com a situação, na “dose” certa de cada um, o contexto e o momento adequado, de acordo com as possibilidades e as capacidades de cada um, ainda mais quando somos seres imperfeitos e limitados (aqui por enquanto e não noutro lugar), com uma percepção limitada da realidade, entre outros factores.

      Quanto ao resto que a Fada falou, são tudo temas fascinantes e que têm muito que se lhe diga.

      Bom Ano!

      Eliminar
  4. Desculpe Holos... cada um de nós tem mais 11 Aspectos em 3D aqui na Terra.... daí a importância do nº 12... :) com o Eu Superior como lhe chamam, ou a nossa Divindade, perfaz o nº 13... 9s fora 4, a estrutura, a Terra.

    ResponderEliminar
  5. Holos estou aqui de novo... e agora bem a propósito, um vídeo de um robot que já ganhou cidadania, encontrado pela minha filha:

    https://www.youtube.com/watch?v=S5t6K9iwcdw&feature=youtu.be

    Nada no Universo nos vem parar às mãos por acaso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Holos, mais uma vez desculpe... esse não é o vídeo mais informativo sobre a AI de Adamus... esse evento foi aqui na Europa. O vídeo é este aqui, mais demorado mas muito interessante.

    https://www.youtube.com/watch?v=4dvVvgUoTww

    ResponderEliminar
  7. Olá Holos de novo.

    Este vídeo é a parte integral..bem... quase, daquele excerto que fala do Algoritmo de Deus. Eu acho que também é muito importante, pois Adamus fala de Adam Kadmon (um NOME que já me é familiar)e de muitas outras coisas muito, muito importantes. Um abraço.

    https://www.youtube.com/watch?v=CCbuFij0tKc

    ResponderEliminar