quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Documentos da CIA: repercussões justas?

A CIA disponibilizou recentemente documentos através da Internet e, entre os milhões de páginas, foi dado especial destaque a alguns temas que já foram abordados neste blogue: Investigações acerca do EVP (Electronic Voice Phenomena); 70% de acerto em experiências sobre visão remota; casos de poltergeist; incidentes com ovnis; tácticas de desinformação e outro tipo de assuntos.
Estamos perante uma situação que nos permite pensar em duas hipóteses, só existem duas explicações para o que vimos: podemos acreditar que a CIA inventou tudo isto ( na minha opinião, não faz sentido); ou então tudo realmente aconteceu (o que bate certo, principalmente quando sabemos que existem mais dados, informações e estudos que corroboram a existência destes fenómenos).
Será que a CIA, assim como outros serviços secretos e militares de outros países que também investigaram estas coisas, dar-se-ia ao trabalho de gastar tempo e recursos para estudar e testar estes temas se realmente não houvesse razões e tudo não passasse de uma treta?
Na verdade, trata-se de migalhas, como alguém dizia, mas certas informações já seriam expectáveis.
Em vários países, a notícia foi passada nalguns meios de comunicação social mais, digamos, convencionais mas, na maioria desses meios, a notícia terá tido o impacto merecido? Fica a questão! Houve algum tipo de debate sério? Por exemplo, a comunidade científica, assim como outras organizações e grupos não disseram nada?
Dá-me a sensação de que os media, em geral, pouco ou nada debateram sobre isto, pelo menos não vi muito enfoque no assunto, é irrelevante segundo a perspectiva deles, uma simples curiosidade. Do meu ponto de vista, isto é incompreensível! Não houve nem direito a um pequeno debate, pelo menos não encontrei nada aqui nos canais nacionais, apenas breves notícias em jornais on-line, mas de resto nada de muito relevante. Em termos internacionais, salvo algumas excepções, posso até estar enganado, mas do pouco que pesquisei, também não vi grande debate sobre este assunto, preferem insistir sempre no mesmo do costume.
No panorama nacional, é certo que já têm aparecido algumas reportagens dedicadas a este tipo de temas, por exemplo existem algumas reportagens e programas nacionais ( podem ser encontrados na internet) que não estão todos publicados neste blogue porque apenas coloquei aqueles vídeos que me pareceram mais relevantes e menos repetitivos, mas penso que continua a haver um certo vazio em relação a estes assuntos.
 
É verdade que ainda existem algumas excepções aqui e ali, principalmente para quem tem acesso a muitos canais, já para não falar das alternativas que a Internet nos proporciona e isso tem sido, na minha opinião, uma verdadeira bênção, apesar de ser muitas vezes crucial separar o trigo do joio nesta grande rede. Contudo, vejo por aí muitos canais que desperdiçam demasiado tempo em certas áreas que, como é evidente, também têm o seu lugar e são desejadas pelo público, mas há por vezes um excesso de programas, uma insistência repetitiva nos mesmos temas e assuntos, sempre nas mesmas áreas, por isso acho que deveriam conceder algum tempo e espaço para outro tipo de conteúdos.
No que diz respeito a certos meios de informação, a manipulação (quando acontece), a instrumentalização de certas ocorrências para alimentar e reforçar certas ideias, tentando puxar certas agendas para a frente, interferindo na sociedade a diversos níveis e, nesse sentido, basta usar as televisões, assim como outros meios, para ir aos poucos doutrinando o público. Existem sempre aproveitamentos e meias verdades que são deitadas para o ar todo o santo tempo, algumas colam, outras não colam porque já são mais difíceis de absorver na totalidade. Claro que as interpretações não são sempre unanimes e as doutrinas não são sempre más, mas é preciso estar atento, convém! E neste sentido, a Internet, tal como referi anteriormente, pode ser uma verdadeira bênção!
 
Programa com debate (no inicio do programa):

 

1 comentário:

  1. Não pretendo indicar nomes, acho que cada um deve observar e tirar as suas próprias conclusões sobre os media. No entanto, para completar o meu pensamento, gostaria de acrescentar mais alguma coisa, dando um pequeno exemplo, que nada tem a ver com assuntos paranormais mas que serve para fortalecer a minha posição e crítica em relação a certos meios de comunicação onde a verdade nem sempre está presente, onde existe adulteração, manipulação, viés, omissão de certas notícias, publicação / apresentação tardia de certos conteúdos, ou mesmo certas notícias que muitas vezes aparecem perdidas no meio de outros assuntos, sem qualquer destaque, embora sejam temas relevantes mas talvez indigestos ou simplesmente subvalorizados. Os acontecimentos e aspectos positivos e interessantes que acontecem no mundo ocupam talvez menos de dez por cento das notícias, a enfase está toda quase sempre nos dramas da vida (vendem muito a desgraça e o drama), tragédias, todo o tipo de problemas, polémicas, fofocas e afins, com diferentes graus de sensacionalismo. Então, neste sentido, seguindo esta linha, o exemplo que é apresentado em baixo no link não deve fugir a esta lógica, deve ser apresentado também com o seu devido destaque sem problemas de maior. Não é? Ou será que não? As pessoas, o público não está interessado nas “guerrinhas” que os media travam seja com quem for, o público quer a verdade, os factos! Sem adulterações, sem manipulações, apenas os factos! Debatam, critiquem quem quiserem mas critiquem todos de igual forma, sejam mais imparciais e menos hipócritas porque vocês têm uma grande responsabilidade e, por favor, sobretudo entendam que as vossas opiniões não são mais importantes do que os factos! Este seria o meu conselho para alguns meios de comunicação e jornalistas.

    https://www.youtube.com/watch?v=VyYuPkpRHmY

    ResponderEliminar