terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sinais de Alerta

 
O link abaixo é sobre a teoria das Egrégoras.
 
Mas, independentemente de existirem ou não egrégoras, a parte mais interessante do texto é uma lista que permite identificar os comportamentos digamos menos positivos de certos grupos, neste caso específico estamos a falar de grupos dentro do âmbito do espiritualismo (para usar um termo que seja o mais abrangente possível). São uma espécie de sinais de alerta. É possível que nem toda a gente concorde com alguns pontos da lista, existem coisas que podem ser discutíveis, mas alguns aspectos são já bastante conhecidos e estão relacionados com a força que determinados grupos e seitas exercem sobre o individuo e o poder e controlo que certos mestres e líderes exercem na vida dos seus seguidores.
É evidente que a influência menos positiva de um grupo (ou mesmo uma instituição ou organização) não acontece somente no âmbito espiritual religioso, mas também se verifica no âmbito politico, ideológico, etc.  
Claro que, por exemplo, nem tudo o que é dissidente e divergente é necessariamente negativo, é preciso deixar isso bem claro! Para além disso, grandes instituições também exercem influência sobre os indivíduos, embora haja algumas diferenças em relação a grupos e organizações mais pequenas.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário