quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Questionar ambos os lados!

Existem duas atitudes: tanto podemos verificar aqueles que acreditam em todas as versões oficiais, acreditam em tudo aquilo que é mainstream e, para essas pessoas, a ortodoxia tem sempre razão, eles alinham facilmente, seguem as tendências, às vezes passivamente, seja no âmbito que for. Depois, contrariamente aos primeiros, temos também aqueles que acham que quase todas as teorias da conspiração são verdadeiras e apenas as versões alternativas são válidas e confiáveis.

Ambos os casos são dois extremos, na minha perspectiva. Por um lado, devemos sempre estar atentos e ser críticos em relação às versões e teorias oficiais porque nem todas fazem sentido mas, por outro lado, também não devemos acreditar em tudo aquilo que circula na Internet porque uma boa parte é pura desinformação e lixo, ou seja, devemos ser criteriosos na hora de escolher e não devemos tomar decisões levianamente sobre determinados assuntos. E por várias razões, às vezes não é muito produtivo debater ou tentar convencer as pessoas, primeiro porque deparamo-nos com resistência e gastamos muita energia nesse processo, então que cada um pense o que bem quiser, é preferível assim, cada vez mais me convenço disso! Devemos pensar duas vezes antes de tentar convencer alguém sobre alguma coisa ou tentar mudar alguém, porque isso é frequentemente estéril e contra produtivo. Toda a gente pode em determinados momentos oferecer resistência, eu também, por isso não me estou a colocar em nenhuma posição de superioridade, mas apesar disso, tento sempre oferecer argumentos que sustentem as minhas posições e quando tenho dúvidas simplesmente digo que não sei ou que não tenho a certeza. Para ser sincero, existem ocasiões em que inicialmente me surgem intuições imediatas sobre determinados assuntos e, logo aí, muita coisa não me parece credível, quase que posso cheirar quando certas coisas não são reais, mas depois procuro analisar e verificar essa informação ou teoria, estabelecendo raciocínios. 

No entanto, tendo em consideração tudo quanto foi acima exposto, isso não significa que às vezes não possamos tirar algumas conclusões partindo de bases seguras. É importante nunca deixar de fazer perguntas e duvidar quando houver razões para tal, e é precisamente isso que é feito no vídeo abaixo (nota: são profissionais e técnicos que falam e não teóricos da conspiração, convém realçar). 
 


2 comentários:

  1. a felicidade é tão grande ao saber da verdade, que quando é difícil de alguem entende-la ao falarmos, ficamos contrario ao "bem" pra nosso coração, vem uma tristeza que para quem tem força apenas passa por ela e então compreendemos e aprendemos. Bom msm é saber q tudo está acontecendo aqui e agora e isso nos revigora qnd nós nos deparamos com essa e varias outras situações. belo artigo, vou dar uma vasculha nesse blog. fique em paz e até.

    ResponderEliminar