quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os disparates que se dizem na TV!

Liguei a TV e estava a dar um programa (não vou dizer o nome) e então o tema era sobre inteligência emocional e, nesse programa, a conclusão de alguns "peritos" era que um dos principais objectivos de gerir emoções é a adaptação ao mundo do trabalho, competição e podia ser algo até importante a nível de selecção para empregos. Ou seja, existem muitas razões para alguém querer gerir melhor as emoções e uma delas seria ser mais feliz, por exemplo, mas aqui o objectivo é basicamente adaptação ao sistema e actual sociedade, a mesma sociedade e sistema que tem todos os ingredientes para desorganizar as emoções, ou seja, há aqui um contra-senso.

É só tretas, enfim... A TV tem muito disto, como bem sabem. E diziam estas coisas no meio de outros disparates, por exemplo, inventar " défices de atenção" e outras "patologias", porque, como toda a gente sabe, o sistema educativo nunca tem culpa de nada…

Claro que é bom que as pessoas estejam com as emoções bem geridas e andem calminhas e submissas, porque pessoas descontentes e inadaptadas são perigosas para o sistema...

Estes tipos vêm para a televisão fazer autopromoção, fazem teses de doutoramento e mais não sei o quê, é só paleio. Se eles estivessem na pele de algumas pessoas, eu queria ver. Claro que é sempre fácil falar e muitas vezes eles próprios não têm esse controlo emocional que tanto apregoam, mas todos nós vivemos muito de fachadas, papéis e aparências, uns mais e outros menos...

O que eu acho brilhante é esta tendência para achar que as mudanças só podem vir de dentro e que as condições exteriores, ou seja, o meio pouco importa e depois pedem-se coisas que muitas vezes são extremamente difíceis e as pessoas não são todas iguais! Penso que tem de haver um equilíbrio entre as mudanças exteriores e interiores, apenas isso.





Sem comentários:

Enviar um comentário