segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fátima: Intervenção Extraterrestre ou Aparições Marianas?


Em 1917, segundo as testemunhas, algo de extraordinário aconteceu na Cova da Iria, em Fátima. No entanto, ainda persistem algumas dúvidas quanto à natureza dos fenómenos observados. Existem também dúvidas em relação à natureza do ser que comunicou com os pastorinhos. Neste contexto, depois de uma pesquisa mais aprofundada, há quem sugira que os acontecimentos são em tudo semelhantes àqueles que hoje classificamos como fenómenos OVNI.

Intervenção extraterrestre ou aparições marianas? Na tentativa de explicar estes acontecimentos, surgem estas duas possibilidades.

Devo dizer que, pessoalmente, não tenho uma preferência especial por esta ou aquela possibilidade, o que interessa aqui é saber a verdade. Admito até que possam estar envolvidas as duas possibilidades, embora talvez seja improvável…mas a realidade pode ser mais estranha do que imaginamos. Podemos estar a falar de intervenção extraterrestre, aparição mariana ou outra coisa qualquer (e também, segundo a opinião de alguns, nada de especial aconteceu).

Os acontecimentos presenciados em Fátima podem realmente estar relacionados com o fenómeno OVNI (seja qual for a sua causa).Mas talvez isto seja mais complexo do que se possa pensar, ou seja, independentemente desta ou daquela interpretação, o segredo da questão pode estar nas características/localização geográfica de Fátima. A região (não somente Fátima) pode possuir uma "energia" (metaforicamente falando ou não) muito particular. A região pode estar inserida em algo que desafia a nossa compreensão e entendimento actual. Podemos estar a assistir a uma espécie de porta dimensional ou portal interdimensional por onde entram todo o tipo de fenómenos, estejam eles relacionados entre si ou não. Estes locais não existem apenas em Portugal, pois por todo o mundo se ouvem histórias semelhantes. Não sei se isto realmente é verdade, é apenas uma hipótese (e não me parece muito louca), embora muitas pessoas afirmem que, de facto, isto acontece. Mas, partindo do princípio de que isto é mesmo verdade, poderá a nossa consciência influenciar este processo? E, se influenciar, de que forma poderá fazê-lo?

Em relação a Fátima propriamente dita, é certo que a religião católica "raptou" Fátima e guardou-a só para si. Também é verdade que a mente tem as suas capacidades e a crença e a sugestão podem fazer autênticos milagres, mas não sei se tudo poderá encaixar nessa explicação porque nem sempre a crença ou a sugestão estão envolvidas...

Admitindo um vasto leque de possibilidades (das mais variadas naturezas), o mistério adensa-se cada vez mais e por vezes dá a sensação de que algo ou alguém observa-nos há bastante tempo e esse algo ou alguém parece conhecer-nos melhor do que nós nos conhecemos a nós próprios. Por exemplo, muitas vezes fala-se da importância de colocar um foco científico no fenómeno OVNI. Claro que a ciência gosta de classificar sempre tudo e mais alguma coisa (não deixa de ter a sua importância, mas há também quem defenda que isso por vezes se transforma numa obsessão que poderá levar-nos a ter uma visão distorcida da realidade e pouco holística). No entanto, se existe alguém com condições para classificar seja o que for, não somos nós! Ou seja, o fenómeno é fugidio, parece que não quer ser apanhado nem classificado e é ele que nos controla e não o contrário.

O artigo em baixo revela-nos alguns pormenores e fala-nos dessa outra interpretação dos acontecimentos:




2 comentários:

  1. Olá Holos!
    Não conheço muito bem esse interpretação OVNI de Fátima (sei que o Dr. Joaquim Fernandes do CTEC tem uns livros sobre o assunto...). O que sei é que, seja qual tenha sido a origem do fenómeno, Fátima se tornou a capital portuguesa do mercantilismo religioso: lá resgatam-se dividas morais do mesmo modo que se resgatam as financeiras, basta ter dinheiro!
    Relativamente ao facto de Fátima ter uma "aura" especial penso que se deve à quantidade de "almas penadas" que deambulam pelo local... não são poucos os mediums que dizem sentir-se mal lá. Eu próprio, confesso, nunca achei a atmosfera daquele local saudável.

    ResponderEliminar
  2. Olá Danny,
    Sim, é evidente que houve um aproveitamento, a Igreja Católica apoderou-se da situação.Também não concordo com muita coisa que se passa lá, há coisas que andam ali à volta e não deviam lá estar porque simplesmente violam os ensinamentos originais do Cristianismo.Em princípio,lugares que supostamente são sagrados não deveriam servir para negócios, mas a Igreja já há muito tempo que nos habituou a estas contradições. Por outro lado,vivemos neste mundo e actualmente o negócio e o comércio estão presentes em todo o lado e as pessoas precisam de sobreviver.
    Posso não concordar com muita coisa, mas respeito a crença ou a fé de cada um (embora a palavra fé possa ter um sentido diferente daquele que normalmente se usa). E sei que há muitas pessoas que tiveram experiências transformadoras em Fátima, por isso há que respeitar isso, independentemente de eu pensar isto ou aquilo.
    Quanto ao local,uma coisa é o local, outra coisa é a roupagem comercial, cultural e religiosa que o rodeia, para mim são coisas distintas, mas talvez possa haver uma certa influência...
    Quanto a "almas penadas" não sei, é natural que haja, mas não sinto que seja um local negativo, há ali uma certa paz, mas quando se junta muita gente poderá haver essa sensação pouco saudável que referes. O que poderá tornar aquilo mais denso é a tal roupagem de que eu falava e a roupagem é também humana ( os seus problemas, as suas convicções, as suas personalidades, etc).
    Mas não é apenas Fátima...é a circunferência que a rodeia também.Há quem diga que toda a região centro possui algo de especial. Não sei o que é, mas fico com a mesma sensação...

    ResponderEliminar