sábado, 25 de maio de 2013

O Fenómeno OVNI: um mistério muito antigo


Algumas pessoas pensam que o fenómeno OVNI é um mito moderno, sendo simplesmente produto da imaginação. Vêem o fenómeno como um folclore moderno inspirado pela cultura científica tecnológica dos últimos anos e influenciado pela ficção científica. Referem que no passado havia outras manifestações diferentes desta, outros mitos que, assim como acontece nos dias de hoje, eram directamente influenciados pela cultura desses tempos, tendo sido estes também produto da imaginação.

Evidentemente, cada época tem a sua própria cultura, interpretação dos acontecimentos e principalmente a sua linguagem e a sua forma de se expressar, mas isso não significa que seja tudo resultado da imaginação.

Em relação ao fenómeno OVNI, depois de pesquisarmos os registos históricos e os testemunhos mais antigos, fica a impressão de que este tipo de avistamentos sempre ocorreu e desde muito cedo, desde os tempos mais remotos. No entanto, como é lógico, no passado a linguagem usada para descrever estas coisas era muito diferente da actual, mas parece ficar bem claro que estavam a observar o mesmo tipo de fenómeno.

Isto (seja qual for a sua origem) parece ser algo que acompanha a humanidade há imenso tempo e, embora nem tudo o que se fala por aí seja verdade, penso que o passado pode conter indícios (isto também inclui as obras de arte). Algumas coisas poderão depender de uma interpretação que pode fazer mais ou menos sentido, enquanto outras parecem ser bastante mais claras e precisas, levando-nos mais facilmente a uma conclusão, pois mostram uma semelhança inequívoca com o fenómeno que hoje conhecemos como fenómeno OVNI.


Jacques Vallée, astrofísico e ufólogo, fala-nos deste tema. Esta é a primeira parte da entrevista, as restantes partes podem ser facilmente encontradas no youtube.







Sem comentários:

Enviar um comentário