quinta-feira, 4 de maio de 2017

Um enigma por resolver!


Não tenho especial interesse por este tipo de temas e assuntos, mas confesso que existem elementos bastante estranhos em toda esta história apresentada nos vídeos e documentários abaixo. Houve uma campanha de descrédito contra Portugal, uma tentativa de denegrir a imagem do país (acredito que não teve qualquer consequência pelo menos em termos de turismo porque os números falam por si), lançando mentiras, no sentido de tentar limpar a imagem dos cidadãos estrangeiros envolvidos, segundo dizem alguns, e dessa forma, protegendo também a imagem do país de origem dessas pessoas.

Mas terão sido simples lógicas patrioteiras? Ou será que existem outras razões por detrás dessa aparente tentativa de encobrimento? Quem esteve realmente envolvido nesse encobrimento? Dez anos depois, o enigma e a polémica continuam. Podemos dizer que este desaparecimento é não só um dos mais misteriosos ocorridos em Portugal mas também seguramente está presente na lista dos casos mais famosos e mediáticos a nível mundial no que diz respeito ao âmbito da investigação policial, criminologia e afins.

Este caso é bem ilustrativo das dinâmicas e esquemas para os quais chamei a atenção e critiquei em anteriores artigos e comentários aqui publicados. Exemplifica na perfeição certas abordagens e comportamentos dos media.

Embora este caso não esteja relacionado com os media portugueses, a verdade é que comportamentos semelhantes podem ser encontrados também aqui (embora de forma talvez menos agressiva do que noutros países). Ainda muito recentemente, pude identificar aqui nalguns meios de comunicação nacionais tentativas de manipulação da opinião pública (com sucesso, de uma forma geral) lançando informação incompleta e numa primeira fase divulgando informações incorrectas. Mesmo que tenha sido com boas intenções, porque se tratava de um problema relacionado com a saúde pública e isso gerou um certo alarme, penso que a comunicação social deveria ter mais cuidado e ser menos tendenciosa. Outras coisas puderam também ser confirmadas…

 








1 comentário:

  1. Para além de outros interesses, agendas e pressões que podem existir, é também importante dizer que, por exemplo, os anunciantes e os patrocinadores podem exercer uma forte influência sobre as televisões e outros meios, no que diz respeito às notícias e aos conteúdos apresentados, comentários e opiniões. Essa pressão (ou essa preocupação por parte dos media) pode surgir em certos meios, não em todos, como é evidente.

    Neste contexto, podemos verificar como a publicidade e os media adaptam-se à realidade em cada momento. Mas nem sempre essa falta de imparcialidade se resume a convicções ideológicas, nem tudo é puramente ideológico, desinteressado ou com boas intenções. Existe também um aproveitamento, um calculismo para se estar de acordo com certas tendências, ideologias e opiniões, de forma a cair nas boas graças de certos grupos, lobbies poderosos, ou simplesmente para estarem alinhados com as modas passageiras e as tendências dominantes (a nível de pensamento e não só), e assim obtêm benefícios com toda essa estratégia.

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