sábado, 9 de março de 2013

Os Segredos do Ocultismo


A vida é um mistério e desde tempos imemoriais o Homem tentou descobrir os seus segredos. Poderão ainda existir segredos bem guardados ou tudo aquilo que dizem ser hermético já não é assim tão hermético? Se o Universo esconde forças ocultas e sobrenaturais dentro e fora de nós, poderemos ter acesso a essas forças?

O Ocultismo é um conjunto de conhecimentos esotéricos provenientes de tradições antigas e herméticas. Muitos afirmam que as doutrinas provenientes do Ocultismo têm uma única raiz, uma única fonte primordial que por sua vez estaria na origem de todas as religiões e filosofias, mesmo daquelas que hoje rejeitam o Ocultismo. Por outro lado, e mais tarde, estas tradições místicas parecem também ter sofrido influências das religiões e filosofias orientais.

O ocultista, muitas vezes também conhecido como o mago, durante séculos escondeu os seus conhecimentos, para que não fosse perseguido e executado pela Igreja e pela própria sociedade. Estes conhecimentos eram passados apenas a pessoas que eram escolhidas- os iniciados. Outra forma de preservar e esconder os seus segredos era através da arte e da arquitectura. Por isso, há quem defenda que as catedrais, certos quadros e obras de arte guardam tais segredos (se pensarmos que uma das melhores formas de guardar e proteger um segredo é precisamente colocá-lo à vista de todos para que ninguém desconfie, faz sentido! Estará no sítio que menos suspeitam, ou seja, em frente aos seus olhos!).

Hoje em dia, estas tradições ainda são mantidas por diversas sociedades, fraternidades e ordens secretas, sendo necessária uma iniciação para fazer parte destas organizações.

Embora muitas pessoas continuem a insistir que são possuidoras e guardiãs de conhecimentos secretos, a verdade é que, reais ou não, estas coisas já não são assim tão ocultas e herméticas como eram há uns séculos atrás.

Haverá algum fundamento nestas coisas?

Se nem tudo for verdade, nem tudo será mentira e é importante manter a mente aberta e, ao mesmo tempo, o bom senso e o discernimento. Pessoalmente, considero que alguns destes grupos esotéricos (e suas convicções) assumem algum fanatismo e muita coisa apresenta-se como uma mistura confusa, um sincretismo demasiado complexo e, na minha opinião, certas coisas não fazem muito sentido. Apesar disso, acho que essa tentativa de unir diversas correntes de pensamento e religiões, esse ecletismo é uma coisa positiva e penso que aqui e ali poderá haver algum fundo de verdade no que diz respeito a certas ideias e práticas, mas certas coisas parecem realmente não fazer qualquer sentido e a cautela é necessária para que não sejamos enganados por algum truque (porque eles existem!).

Cientismos radicais rejeitariam e rejeitam absolutamente certas coisas, mas, por mais estranhas que elas possam ser ou parecer, o futuro pode reservar-nos algumas surpresas em relação às mesmas…

Certas coisas são, de facto, reais, outras nem por isso, e algumas talvez mereçam o benefício da dúvida e um certo espaço para que possamos aproximar-nos delas ou estudá-las, tendo em conta que umas poderão ser bem estudadas através de um determinado método e, em relação a outras, teremos de usar a imaginação e talvez aceitar um método/ abordagem diferente daquela que estamos familiarizados e habituados a usar, isto devido às características próprias de alguns fenómenos.

Apesar de todas as diferenças, o ocultismo e a ciência têm mais em comum do que se possa imaginar e até já se influenciaram no passado e talvez influenciar-se-ão num futuro qualquer.

Independentemente de tudo isto, cabe pois a cada um saber por sua própria experiência e tirar suas próprias conclusões.











2 comentários:

  1. Olá Holos! Bom artigo!
    Os "conhecimentos secretos" sempre me pareceram algo indesejável. Afinal de contas, se existem conhecimentos que revelam ao homem a verdade (ou uma parte dela) sobre a sua natureza, estes deveriam ser públicos, do conhecimento geral...
    Ao guardarem os seus "segredos" determinadas organizações demonstram o maior dos desprezos pela Humanidade... a verdade deve ser livre, acessivel a todos. Guarda-la só para nós é uma demonstração intolerável de egoismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Danny,
      Sim, eu entendo o que queres dizer e concordo!
      Eu penso que muitos destes "segredos" já não são propriamente segredos, muita coisa já foi revelada.Embora depois também cada um tenha a sua própria interpretação, etc. Se tudo é real ou possível de ser concretizado, isso já é outra questão.
      Mas,se ainda existirem grandes segredos por revelar, não se entende o porquê de tanto secretismo. Ou seja,hoje, a Igreja já não manda, não temos inquisição (pelo menos não da mesma maneira) e existe liberdade nesse sentido.
      Pode haver uma justificação ou simplesmente as pessoas optaram por seguir um sistema anacrónico ( tal como muitos outros que ainda existem), algo mais ou menos ritualizado, com hierarquias, códigos, e tudo devido a razões que não são essenciais... Claro que aqui podemos encontrar de tudo ( grupos mais secretos e outros mais abertos) e certas coisas, na minha opinião, não fazem muito sentido...( não quero entrar em pormenores, isto é apenas uma opinião pessoal, penso que toda a gente tem o direito de pertencer aos grupos/sociedades que bem entender e cada um tem o direito de pensar o que quiser, por isso, não gosto de "inquisições", seja qual for a forma que elas assumam, e tento respeitar as opções dos outros).
      Essas pessoas (individualmente ou colectivamente) podem ter as suas razões. Talvez entendam que a humanidade ainda não está preparada para receber determinados conhecimentos/informações; talvez pensem que não se deve entregar determinadas pérolas a qualquer pessoa porque podem estragá-las; ou então certos conhecimentos nas mãos erradas podem se tornar perigosos... não sei, só eles podem dar uma explicação!

      Eliminar